Em sua manifestação no Café com Política, o atual governador reforçou sua posição favorável à estabilidade e contra à PEC 32 e alertou para o risco de retomada da proposta de Reforma Administrativa.
Na última segunda-feira (5), o Café com Política, projeto desenvolvido pelo Sindilegis, Sindjus e ANAFE, recebeu o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB/DF), que está concorrendo à reeleição, para discutir propostas para o serviço público e demais segmentos da sociedade.
O atual governador do DF relembrou seus 25 anos em favor de sindicatos, nos tempos de advocacia, reforçando apoio aos servidores, a defesa da estabilidade e oposição à PEC 32/2020 (Reforma Administrativa). Para ele, a medida enfraquece em vez de fortalecer o serviço público. “Ainda temos que avançar bastante nessa discussão. A estabilidade é uma regra que protege o estado, mas o diálogo deve ser feito junto às principais entidades e sindicatos nacionais para que seja uma reforma a favor e não contra o serviço público”, considerou. O governador chamou a atenção para o risco de retomada e aprovação da PEC 32/2020 ainda em 2022, sugerindo que as entidades associativas se preparem para o enfrentamento político.
A ANAFE e demais entidades são contrárias a aprovação da PEC 32/2020. Desde a apresentação da proposta, membros e dirigentes da Associação atuam contra o avanço da pauta negativa para o interesse público e para os servidores.
Ibaneis destacou a importância do serviço público no Distrito Federal e lamentou que a pandemia tenha sido um período difícil onde não foram discutidas questões salariais nem melhorias das categorias. Mas, apesar das dificuldades do período, o candidato atribuiu a criação do plano de saúde exclusivo para os funcionários públicos locais e o pagamento da terceira parcela do reajuste salarial ao bom desempenho econômico da cidade. O próximo passo, segundo Ibaneis, é discutir a recomposição salarial em um eventual segundo mandato. “Tive a oportunidade de ver o encaminhamento que foi dado no Judiciário, de 18%, parcelado em quatro anos. Essa deve ser a forma a ser aplicada a todos os servidores do Executivo e Legislativo e, no DF, estamos estudando dar o reajuste aos servidores locais. Talvez esses 18% para o DF. Está em análise na área econômica para podermos fazer da mesma forma que no governo federal”, afirmou.
Ao ser questionado sobre o transporte público, Ibaneis garantiu a conclusão do BRT Oeste que liga as regiões administrativas do Sol Nascente, Ceilândia, Taguatinga, passando pela EPTG, Vicente Pires, Águas Claras, Guará e Vias ESPM e EPIG até o Terminal da Asa Sul e a Rodoviária do Plano Piloto. Também foi mencionado o investimento que está sendo feito no BRT Norte, que compreende a ligação das regiões administrativas de Planaltina e de Sobradinho até Brasília. Segundo o governador, não há chances de criação de um VLT na capital devido ao alto investimento e a impedimentos burocráticos. Já em relação à expansão do metrô para a Asa Norte, Ibaneis afirmou estar em fase final de captação de recursos.
O candidato falou sobre os desafios de governar o Distrito Federal e destacou a elaboração de projetos de bairros completos para evitar invasões, já que, atualmente, há problemas ambientais relacionados a esse movimento. “Estamos invertendo a cultura de primeiro invadir para depois regularizar e apostando na criação de bairros ecologicamente protegidos, com as licenças do instituto ambiental, avançando na proteção das nossas nascentes”, pontuou.
No plano de metas entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ibaneis prevê ainda ampliar as escolas militarizadas e o atendimento educacional para crianças de até 3 anos, além de construir novas unidades de saúde.
IGUALDADE DE GÊNERO
Aproveitando a ocasião, os membros da Comissão da Mulher, Herta Rani e Osíris Vargas Pellanda entregaram ao postulante as “PROPOSTAS EM PROL DE IGUALDADE DE GÊNERO PARA CANDIDATOS E CANDIDATAS NAS ELEIÇÕES DE 2022”, com objetivo de contribuir com o debate eleitoral. Ibaneis recebeu o documento e se declarou comprometido com pautas em favor das mulheres.
Clique aqui e confira o documento na íntegra.
Confira o debate completo em:
DESTAQUE NA IMPRENSA
O evento foi amplamente divulgado na imprensa. O Telejornal da Globo divulgou, em sua segunda edição (DFTV), a cobertura do evento. Na matéria, destacou que Ibaneis participou do café da manhã na sede da ANAFE. Confira: http://glo.bo/3RlRXfv
Jornal de Brasília – Defesa dos servidores e reajuste salarial em pauta – https://is.gd/KpPuBD
Agenda Capital – Ibaneis promete reajuste salarial para servidores no segundo mandato – https://bit.ly/3CWZ1Ld