O evento teve como fio condutor o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação de magistradas e magistrados de todo o Brasil.
A Coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE, Herta Rani Teles e a Diretora de Integração e Ação Social, Maria Dionne, participaram, do 4º Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: desafios e trajetórias”, em Brasília. O evento teve como objetivo debater as perspectivas de julgamento com o olhar voltado para questões de gênero.
Em um cenário que as mulheres representam 51,6% da população brasileira e no Judiciário a representatividade feminina é de apenas 38,8%. Encontros para debater formas de se aumentar a participação feminina são fundamentais como avaliou a coordenadora científica do Seminário, coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, e vice-presidente da Ajufe na 5ª Região, Camila Pullin.
“Entre hoje e amanhã iremos dialogar, trocar experiências, aprender sobre igualdade de gênero, igualdade racial, igualdade de identidade e orientação sexual, igualdade de acesso aos direitos sociais, igualdade na magistratura e através da magistratura. E quando eu falo na magistratura eu indico que nós vamos iniciar o nosso percurso desses dias jogando luzes para dentro da carreira falando sobre a participação feminina na magistratura”.
A cerimônia de abertura contou com a presença da Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. Entre os temas abordados no evento, estiveram: julgamento com perspectiva de gênero e questões como Direitos Sociais.
Segundo a Coordenadora da Comissão da Mulher “Momentos como esse são importantes para dialogar sobre os avanços das instituições e para refletirmos sobre o futuro.”