Já na primeira reunião estratégica da gestão 2021-2022, o tema “implementação da consultoria de Integridade”, esteve na pauta prioritária. Desde então, a diretoria vem atuando de forma dedicada ao assunto com o intuito de trazer integridade, transparência e ética à Associação.
Em julho de 2021, foram realizadas diversas atividades que integraram uma agenda de imersão em compliance e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além de dirigentes, a programação híbrida envolveu os funcionários da Entidade.
Desde então, reuniões e treinamentos periódicos fazem parte da rotina da Entidade. Como resultado, após um processo diligente e esforçado, foram lançados o Canal de Integridade/Denúncias, o Código de Condutas, as orientações para os fornecedores e outros normativos internos.
Clique aqui e saiba mais sobre o Canal de Integridade.
Clique aqui e confira o Código de Condutas da ANAFE.
Clique aqui e confira as orientações para os fornecedores.
A ANAFE se orgulha em ser pioneira entre as Associações com uma área dedicada à Integridade. Atualmente, além do Diretor de Integridade e Conformidade, Bruno Félix de Almeida, que conta com apoio das demais diretorias, temos no nosso quadro de colaboradores; uma Compliance Officer, que lidera o setor e é responsável por prevenir fraudes, garantir o bom andamento de todos os acordos, mantendo a ética, além de desenvolver os programas de conformidade, revisar as políticas da empresa e aconselhar a administração sobre possíveis riscos; uma consultora em LGPD, que atua na avaliação e apoio na realização de diagnósticos da ANAFE com relação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – nº 13.709, de 14 de agosto de 2018); e uma Data Protection Officer (DPO), encarregada de Dados, que possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
“Os desafios continuam, por isso temos adotado medidas para divulgar a importância da cultura de integridade em nossa Associação. Esperamos que dessa maneira possamos, juntos, alcançar uma ANAFE mais justa e mais ética de forma permanente”, afirma o Diretor de Integridade e Conformidade, Bruno Félix.
O QUE É COMPLIANCE?
Compliance é um sistema de gestão interno que visa manter a integridade de uma organização, empresa ou instituição, no que diz respeito à sua missão, à sua reputação, à continuidade da operação, à preservação do seu patrimônio. É estratégico, ainda, na manutenção e ampliação da sua competitividade, como ferramenta para alcançar seus objetivos de mercado e a sua missão. Vai além da simples observância do cumprimento de leis e regulamentos pertinentes ao nicho de negócio, compreendendo a busca pela preservação do respeito às normas de conduta, aos valores e princípios da organização.
O QUE É LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD)?
A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes.
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