Sensibilizada com a situação do pequeno Daniel Guimarães Câmara, de apenas 2 anos, filho da Procurada Federal associada à ANAFE Thirzzia Guimarães, que foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda e precisa com urgência de transplante de medula óssea, a ANAFE promoveu uma corrente de solidariedade para tentar ajudar Daniel e milhares de pacientes que precisam de um transplante de medula óssea.
Nessa quinta-feira (9), pessoas de Brasília (DF) e Palmas (TO) estiveram nos Hemocentros para doar sangue e se cadastrarem como doadores de medula óssea. Em poucos minutos, o Procurador Federal Guilherme Serra realizou o cadastro para o REDOME em Brasília. “É um ato tão pequeno que pode salvar a vida de uma outra pessoa. Isso se fala por si só e demonstra a importância da ação. Assim como podemos mudar a vida do Daniel, podemos mudar a vida de outras pessoas que estão esperando doadores compatíveis e esperam por isso para continuarem vivendo”, afirmou.
Além do apoio na divulgação da campanha, a representação estadual da ANAFE no Distrito Federal também auxiliou na confecção de material gráfico para a ação nacional.
Para a Diretora de Assuntos Institucionais da ANAFE, Patrícia Rossato Nunes, as ações são um ato de cidadania e solidariedade. “Iniciamos essa campanha para ajudar a encontrar um doador para o pequeno Daniel Guimarães Câmara, que foi diagnosticado com leucemia linfóide aguda e precisa de um doador. Mas, com essa atitude, poderemos salvar muitas outras vidas.”
Em Tocantins (PA), a ação contou com a especial colaboração da associada Luanne Parreira, que também promoveu a divulgação e a adesão do Tribunal de Justiça do Tocantins à campanha.
A ANAFE chama atenção, ainda, para a Semana de Mobilização Nacional para cadastro de medula óssea que acontecerá de 14 a 21 de dezembro. Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é simples: procure o hemocentro mais próximo. Lá, será feita a coleta de uma pequena amostra de sangue para testar a compatibilidade do transplante. E pronto: você poderá salvar a vida de alguém.
#AJUDEDANIELGUIMARAES
Daniel tem dois anos e foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda. Ele precisa receber doação de medula óssea com urgência (temos até 23/12 para encontrar doador compatível).
Para doar, é preciso:
* Ter entre 18 e 35 anos (se você tem mais, leve alguém mais jovem);
* Bom estado geral de saúde;
* Cadastrar no site ou app do REDOME:
https://linktr.ee/ajudedanielguimaraes;
* Ir até o hemocentro mais próximo portando documento com foto e coletar a sua amostra.
É simples, rápido, não dói, prático e gratuito, são apenas 10ml de sangue para amostragem de compatibilidade (não é doação de sangue, é coleta).
Após análise, caso seja compatível, daí entrarão em contato para dar seguimento ao processo de doação de medula efetivamente!
Para quem já tem cadastro, pode ser doador, independentemente da idade, basta que seja feita apenas a ATUALIZAÇÃO DOS DADOS no site redome.inca.gov.br ou no aplicativo do REDOME.
https://linktr.ee/ajudedanielguimaraes
Mais informações em: @ajudedanielguimaraes
O Daniel e todos aqueles que esperam pela doação de medula óssea contam com você!