Em continuação com a campanha “Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu”, a Representação da ANAFE no Distrito Federal realizou nesta terça-feira (7) a doação de 1.500 absorventes para a escola Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia.
O projeto foi iniciado no mês de outubro e pretende levar as estudantes de escolas públicas de ensino a distribuição de absorventes gratuitos e rodas de conversas sobre menstruação e desconstrução de tabus.
O assunto vem ganhando um significativo destaque em razão de seus dados alarmantes. De acordo com um recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e faltam a mais de 4 milhões itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
A Diretora de Integração, Maria Dionne, ministrou uma palestra para as estudantes com o intuito de esclarecimento e destacou: “Quando uma menina deixa de ir à escola por não ter absorventes, ali se inicia a desigualdade de gênero, que a acompanha durante muitos anos. Por isso, precisamos de políticas públicas para despertar uma consciência coletiva e evitar situações de vulnerabilidade como essa.”
Durante a entrega dos absorventes, o Diretor do colégio, Divaldo de Oliveira, agradeceu a doação feita pela Representação DF “É fundamental um projeto como esse, porque é uma comunidade que tem as suas fragilidades sociais, e certamente esse trabalho de conscientização e também de doação dos absorventes é fundamental para a dignidade feminina. Eu tenho certeza absoluta que iniciativas como essa fazem com que tenhamos uma melhora no convívio entre as meninas do ensino médio. Agradeço muito à ANAFE pela contribuição e participação nesse processo”.