Durante a conversa, a ANAFE discorreu sobre o andamento de várias ações no Órgão e propôs alternativas.
A Diretoria da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) reuniu-se com o Chefe da Divisão de Assuntos Disciplinares (DAD), da Procuradoria-Geral Federal (PGF), Carlos Augusto Franzo Weinand. O encontro on-line ocorreu na manhã desta segunda-feira (18). O Diretor de Prerrogativas da ANAFE, Ricardo Barroso, abriu a reunião ao tratar sobre critérios do órgão para punição de procuradores.
Na ocasião, Barroso tratou, ainda, de temas ligados a casos em curso na DAD, entendimentos da Divisão sobre a advocacia fora das funções e reconduções sucessivas de comissões em processos disciplinares com ampliação do escopo de investigação. Além disso, sugeriu a realização de um evento com palestrantes externos para troca de experiências e debate sobre a atuação disciplinar no âmbito da Advocacia Pública Federal.
Outra pauta levada pelo dirigente da ANAFE foi a possibilidade de aplicação dos acordos de não persecução cível para o âmbito do processo administrativo disciplinar. A ANAFE tem atuado em casos que tramitam perante a DAD com objetivo de contribuir com o aprimoramento do sistema punitivo no âmbito da AGU.
A iniciativa vem aliada a outras ações da gestão no sentido de resguardar os Advogados Públicos Federais, como a reunião em março deste ano com o Chefe da Divisão de Assuntos Disciplinares da Procuradoria-Geral Federal (confira aqui), com o Corregedor-Geral da AGU (confira aqui), e com integrantes Corregedoria da AGU em setembro deste ano (confira aqui).