Na próxima sexta-feira (1º), às 10h, a Comissão da Mulher da ANAFE, com apoio do Centro de Estudos, realizará a live “Elas entre togas e tribunas. As carreiras jurídicas e a igualdade de gênero”. O evento será transmitido pelo canal da TV ANAFE: www.youtube.com/tvanafe.
A conversa abordará temas como os principais desafios enfrentados pelas mulheres para a sua participação nas carreiras jurídicas; como e quando começam as distinções em razão do gênero; alternativas e necessidades. A realização do evento foi motivada pela importância de discutir a assimetria entre homens e mulheres no âmbito jurídico.
As convidadas para o evento são a Presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela Sousa Santos; a Vice-Presidente da 5ª região da AJUFE, Camila Monteiro Pullin; a Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade e Paridade de Gênero da ANADEF, Letícia Rayane Dourado Pinto; a Diretora de Eventos Científicos da ANPM, Taísa Cintra Dosso; e a Vice-Presidente da ANAMATRA, Luciana Paula Conforti.
A conversa será mediada pelas Integrantes da Comissão da Mulher da ANAFE, Susana Lucini, Alessandra Minadakis e Herta Rani Teles.
PALESTRANTES
Fernanda Marinela Sousa Santos é advogada, professora e escritora. Como advogada, atua na área de direito administrativo e constitucional. É autora do livro jurídico Direito administrativo, Manual de Licitações e Contratos Administrativos, Lei Anticorrupção, Servidores Públicos, além de muitas outras obras coletivas que coordenou e contribuiu. Hoje é Conselheira do CNMP e Presidente da Unidade Nacional de Capacitação. É também Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Camila Monteiro Pullin é Vice-presidente da 5ª Região da AJUFE. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogada na área tributária entre 2002 e 2012. Juíza Federal em Alagoas, vinculada ao TRF da 5ª Região, desde 2012. Membro da Comissão Ajufe Mulheres.
Letícia Rayane Dourado Pinto é Defensora Pública Federal. Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade e Paridade de Gênero (CPIPG) da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais – Anadef (2021-2023). Conselheira Fiscal da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais – Anadef (Biênio 2021-2023). Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (2017-2019). Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF, 2017). Ex-Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2015 e 2016). Prestou serviço voluntário na qualidade de advogada voluntária à Defensoria Pública da União de Vitória/ES (2017) e à Defensoria Pública da União de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí/RJ (2015-2016), nos termos da Resolução nº 82 de 10 de fevereiro de 2014 do Conselho Superior da Defensoria Pública da União. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2014). Foi monitora das disciplinas Teoria Geral do Direito Privado I (2011 e 2012) e Teoria Geral dos Contratos (2013 e 2014) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Taisa Cintra Dosso é Mestre pela Unesp e Doutora pela PucCampinas. Procuradora do Município de Ribeirão Preto/SP. Conselheira da OAB-SP. Diretora de Eventos Científicos da Associação Nacional dos Procuradores Municipais. Autora de livros e artigos.
Luciana Paula Conforti é doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB, juíza do Trabalho do TRT da 6ª Região, integrante do grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB-CNPq) e vice-presidente da Anamatra (biênio 2021-2023).
SERVIÇO
Elas entre togas e tribunas. As carreiras jurídicas e a igualdade de gênero
Data/horário: 1º de outubro (sexta-feira)
Transmissão: www.youtube.com/tvanafe