Na última quarta-feira (2), o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, participou da Audiência Pública Popular Contra a Reforma Administrativa, promovida pelos Deputados Federais do Rio Grande do Sul Maria do Rosário (PT), Fernanda Melchionna (Psol), e Pompeo de Mattos (PDT). Os parlamentares votaram contra a PEC 32/2020, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, e reafirmaram o posicionamento contrário ao atual texto da proposta.
Em sua fala, Lademir Rocha endossou a importância de barrar a Reforma Administrativa. “Estamos regredindo a década de 1930, à época do coronelismo e precisamos enfrentar isso de uma forma que não temos enfrentado. Ainda estamos com déficit grande de informação com a população e estamos bem fragmentados.”
“Podemos colaborar e criar sinergia numa campanha nacional”, afirmou o Presidente da ANAFE, sugerindo melhorias na comunicação sobre os danos da proposta, com informativos ao povo e aos servidores públicos sobre as inconformidades jurídicas e os retrocessos em perdas de Direitos fundamentais.
A Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS) chamou a atenção para a estreita relação entre a reforma administrativa e a conjuntura nacional. Na análise da parlamentar, articuladas, a emenda constitucional 95/2016 (congelamento orçamentário e de gastos), a reforma trabalhista de 2017 e a reforma administrativa “criam um conceito de Estado privatizado.”
Analisando a situação atual do país, com “mais de 460 mil mortes, uma situação sanitária terrível, uma situação econômica brutal, que massacra a vida do nosso povo”, a Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) afirmou que a PEC 32 é a reforma trabalhista no serviço público, um desmonte global nos direitos das categorias, e a privatização do Estado.
Para Pompeo de Mattos (PDT/RS) está evidente que um dos focos do governo é aviltar, atacar, desqualificar, desmontar, destruir o serviço público como um todo. Para isso, segundo o deputado, o governo busca “atacar a alma do serviço público, que é o servidor.”
Além da ANAFE, diversas entidades representativas das carreiras da União, dos Estados e dos Municípios participaram do evento online.