O especialista em previdência e investimentos Rodrigo Tenório explicou, em vídeo, os impactos da Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a chamada PEC Emergencial, aprovada pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira (11). Tenório é membro da corretora Finanças do Servidor, com a qual a ANAFE possui convênio.
De acordo com Tenório, com a PEC Emergencial, os riscos para os servidores públicos subiram ainda mais. Ele cita os artigos que atingem o serviço público como o “Art. 167-A, que prevê a vedação da: a) concessão, a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros de Poder ou de órgão, de servidores e empregados públicos e militares, exceto dos derivados de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior ao início da aplicação das medidas de que trata este artigo; b) criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa; c) alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; d) admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, ressalvadas.
Rodrigo também afirmou que os servidores não têm reajuste conforme a inflação. “Os servidores públicos estão trabalhando duramente em home office. Para muitos, houve aumento de carga de trabalho. Outros servidores, como das áreas de saúde e segurança não puderam ficar em casa e todos estão trabalhando muito.”
Clique aqui e confira o vídeo completo.