A ANAFE finalizou, nesta quinta-feira (11), o ciclo de capacitação em trabalho parlamentar para os associados. O curso, que teve início na última terça-feira (9), teve o objetivo de contextualizar os Advogados Públicos Federais sobre o funcionamento do Congresso Nacional e aprimorar a atuação junto aos parlamentares.
Sobre a iniciativa, o presidente da ANAFE, Lademir Rocha, salientou que a Associação é reconhecida por sua contribuição para a melhoria do funcionamento institucional da Advocacia-Geral da União e também por sugerir mudanças na legislação com vistas a aprimorar o Estado de Direito do Brasil. “Esta é uma tradição da ANAFE, um processo que já está enraizado na cultura associativa da ANAFE. A prova concreta de que isso está enraizado é o número de pessoas inscritas neste ciclo. O associado da ANAFE tem sede de conhecimento para aprimorar sua atuação na valorização da Advocacia Pública”, disse.
A vice-presidente da ANAFE, Luciana Hoff, por sua vez, falou sobre sua experiência no trabalho parlamentar. Ela ressaltou que o trabalho sempre foi feito de forma intuitiva e, por esse motivo, houve a necessidade de profissionalizar. “O que eu percebo é que ainda fazemos as coisas de uma forma muito intuitiva. A Advocacia Pública esteve muito presente lá atrás, mas atualmente ainda somos pouco conhecidos pela atual legislatura. O objetivo desta capacitação é profissionalizar essa atuação, capacitar o maior número de pessoas para que possamos fazer um trabalho coletivo e estratégico”, afirmou Hoff.
A Diretora de Assuntos Parlamentares, Vânia Faller, enalteceu a atuação de todos os Advogados Públicos em propostas de grande relevância no Congresso Nacional. Segundo ela, o trabalho parlamentar da ANAFE é como um verdadeiro cartão de visitas da Associação e se diferencia por congregar e engajar não só os dirigentes, como todos os associados.
“É com muita satisfação, que fazemos o ciclo de capacitação que nos auxiliará no trabalho parlamentar. Essas capacitações são muito importantes porque nós, advogados, que costumamos primeiro a aprender a teoria no curso de Direito e depois partimos para a prática. Com o trabalho parlamentar, foi o contrário, a ANAFE começou a trabalhar dentro do Congresso, e agora vamos passar para a parte mais técnica”, analisou Faller.
EXPERIÊNCIA DOS ASSOCIADOS
A associada Vânia Mendes, uma das participantes do Ciclo, afirmou que o curso apresentou uma visão geral do processo legislativo e trouxe as peculiaridades de funcionamento das casas legislativas a partir dos principais elementos que as distinguem. “Didaticamente, contextualizou o espectro político que permeia os procedimentos e o dia a dia da atuação dos parlamentares. As explanações do Professor Marcos foram muito relevantes para o aperfeiçoamento da atuação parlamentar pelos advogados públicos que perpassa, primordialmente, pela necessidade de contribuir com o aprimoramento das leis do país”, ressaltou.
O associado Silton Bezerra também participou da capacitação, qualificada por ele como excelente, bem estruturada e didática. “Destaco a competência do nosso instrutor Marcos Queiroz, um dos assessores parlamentares que mais conhece sobre Advocacia Pública, acompanhando a trajetória da Advocacia Pública Federal há 12 anos, participou, inclusive da estruturação estratégica e lançamento da primeira Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública. Conhecedor da sensibilidade de certos temas, consegue nos orientar de forma segura e técnica sobre como atuar no Congresso Nacional.”
Segundo ele, a capacitação dos colegas na área parlamentar é fundamental, pois, esse conhecimento já está sendo exigido. “É extremamente importante estarmos qualificados para os desafios que já estamos enfrentando e os que virão. Com esse curso, todos poderão atuar de forma correta e alinhada, evitando equívocos na atuação parlamentar”, finalizou.
O CURSO
Esta primeira capacitação abordou o tema “Introdução ao Trabalho Parlamentar”, com a orientação do proprietário da empresa Síntese Consultoria, Marcos Queiroz, que também é analista político e assessor parlamentar da ANAFE.
Durante o ciclo, Queiroz abordou noções de atuação parlamentar; solução de problemas; tipos de demandas; furor legiferante; proposições legislativas; arenas de atuação legislativa; apresentação parlamentar; público-alvo; formas de acesso e abordagem; conteúdos; monitoramento parlamentar e outros aspectos importantes para atuação parlamentar.
CONTEÚDO DISPONÍVEL
A ANAFE irá disponibilizou o conteúdo aos associados por meio da Área do Associado.