A live da série Conexão ANAFE desta semana, realizada na tarde dessa quinta-feira (1º), reuniu especialistas para falar sobre as vantagens da Previdência Complementar para os servidores públicos. Participaram o diretor de seguridade da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), Cícero Dias, a gerente jurídica da Funpresp associada à ANAFE, Carina Bellini Cancella, e o representante dos participantes no Conselho Deliberativo da Funpresp também associado, Daniel Pulino.
Pulino destacou a atenção da ANAFE ao assunto abordado. Segundo ele, a Associação foi uma das primeiras a dar espaço para esse assunto. “O tema ainda é um tabu para alguns servidores públicos e uma das poucas Associações que confiaram no projeto desde o início foi a ANAFE. Quero parabenizar o Marcelino por esse apoio que sempre tivemos e pela visão de longo prazo, que tenho certeza que ajuda muito no envolvimento dos nosso colegas para cuidar do que é nosso e proteger a gente e nossos familiares no futuro.”
Marcelino explicou que o objetivo da conversa foi informar sobre as recentes mudanças envolvendo a Previdência Complementar no cenário atual. “Estamos passando por uma fase de reformas e mudanças e precisamos entender mais sobre o assunto para saber quais vantagens podemos ter com a adesão”, disse.
Diante do questionamento sobre os perfis de investimento da Fundação, Cícero Dias explicou melhor a política da Fundação, que, segundo ele, trata-se de um documento aprovado pelo Conselho Deliberativo para tratar das diretrizes da aplicação dos recursos dos participantes. “Esse documento passa pelo Comitê de Investimentos da Fundação, pelos comitês de assessoramento técnico dos planos e depois pela aprovação da Diretoria Executiva, que submete à aprovação do Conselho Deliberativo. Sendo assim, buscam-se sempre os melhores investimentos. Inclusive, quem quiser verificar, a política encontra-se disponível em nosso site”, explicou.
Marcelino salientou a importância dessa abertura para vários perfis de investimento. ”Sabemos que temos participantes de todos os perfis, gerações e idades. Por isso, é tão importante essa adequação, que deve ser vista como um avanço considerável.”
Daniel Pulino elencou algumas das vantagens da filiação, em especial, para os Advogados Públicos Federais. “Temos como a maior vantagem de todas a contribuição paritária da União, que é quando o servidor opta por não ficar só com a previdência pública, mas também aderir à Funpresp, a cada R$ 1 aplicado pelo servidor, a União contribuiu com o mesmo valor. Ou seja, acaba que será uma contribuição mais forte a longo prazo”, explicou, entre outras vantagens apontadas por ele no debate, inclusive com os diferenciais para servidores que tomaram posse antes e depois de 2013.
Carina Bellini, por sua vez, apontou as mudanças geradas pela possibilidade de concorrência entre a Previdência Complementar da Funpresp e a dos bancos privados. Segundo ela, com a Reforma da Previdência, a Funpresp passou por modificações para se adequar aos impactos das novas previsões constitucionais para a Fundação. “O acompanhamento da reforma foi feito desde o início, quando ainda era a PEC 6/2019. A reforma trouxe essa possibilidade das instituições privadas também administrarem os planos de previdência complementar. Com isso a Fundação fez alterações em suas matrizes jurídicas”, explicou ela enquanto apontou quais mudanças foram feitas.
ASSISTA A LIVE
A ANAFE disponibilizou o vídeo completo com todas as explicações dos especialistas no canal TV ANAFE, no YouTube. Assista na íntegra!