Tema de grande relevância para a Advocacia Pública Federal, o teletrabalho foi debatido, nessa quarta-feira (30), em videoconferência com representantes do Banco Central do Brasil e da Procuradoria-Geral Federal.
Nas reuniões, a ANAFE levou a preocupação dos associados com a possibilidade de retorno ao trabalho presencial em meio à pandemia, além de solicitar que sejam estudadas as formas de melhorar as condições da atuação dos Membros da AGU no regime de teletrabalho.
PGBC
Participaram da reunião o Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o Vice-Presidente da Entidade, Rogério Filomeno, o Procurador-Geral Adjunto do Banco Central, Flavio José Roman e os Procuradores do Banco Central do Brasil Alessandra Barros Monteiro e Leonardo Campos Coutinho.
Ao início da reunião, o Procurador-Geral Adjunto do Banco Central, Flavio José Roman, apresentou como o Banco Central tem executado o teletrabalho, as impressões da gestão e atuações em torno do tema. De acordo com ele, houve um aumento significativo de demanda devido à pandemia do novo coronavírus, o que impôs um trabalho proativo dos membros e servidores para combater os efeitos negativos desse cenário.
“A expectativa inicial era de queda de produtividade, mas nos surpreendemos com um aumento de trabalho e resultados positivos. Devemos evoluir muito a partir dessa experiência. Primeiro, porque percebeu-se que é possível adotar a sistemática e segundo, pela economia de recursos”, afirmou o adjunto.
Para o Vice-Presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, a realidade vivenciada agilizou o processo de teletrabalho não só na área pública, como também na área privada. “Avalio como positivo, por ter obrigado todas as estruturas a se remodelarem de forma geral. O que precisamos agora, é buscar uma uniformização para que essas estruturas tenham uniformização.”
Ao final da reunião, o presidente da ANAFE colocou a entidade à disposição para contribuir com o processo e sempre em defesa das prerrogativas de todos os membros da AGU. Diante das demandas apresentadas, o Procurador-Geral Adjunto do Banco Central ponderou que a gestão está sensível e atuante em relação ao tema e agradeceu pela reunião.
PGF
O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, também se reuniu na tarde desta quarta-feira (30) com o Subprocurador-Geral Federal, Ávio Kalatzis, para tratar da regulamentação do teletrabalho na AGU.
Na reunião, Rodrigues salientou que está recebendo muitas mensagens de associados preocupados com o andamento da regulamentação do teletrabalho. “É necessário ressaltar que ainda estamos em meio à pandemia e muitas pessoas estão receosas de voltar. É uma questão que envolve muitos aspectos, sendo que abrange tanto a saúde física quanto a saúde mental dos colegas.”
O Subprocurador-Geral Federal ressaltou a situação criada pela pandemia forçou avanços quanto a essa questão. “Com a pandemia, houve uma guinada importante do assunto. Não posso afirmar que sairá uma regulamentação agora, pois deve ser uma ação capitaneada pela Secretária-geral de Administração (SGA) e que abranja todas as carreiras, mas creio que estamos caminhando para essa regulamentação.”