O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou, na noite dessa quinta-feira (20), da entrega do Prêmio Congresso em Foco 2020. Pela primeira vez em 13 edições, o evento foi realizado totalmente digital, dada a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de covid-19.
Neste ano, a premiação alcançou a maior votação de sua história. Com o tempo reduzido à metade em relação ao passado, em apenas duas semanas, o prêmio recebeu mais de 2 milhões de votos pela internet. A votação foi realizada entre 17 e 31 de julho.
Na ocasião, o presidente da ANAFE agradeceu pela oportunidade de apresentar parte da avaliação do júri para os melhores deputados da Câmara e, em conjunto com o CEO da BMJ Consultores Associado, Wagner Parente, anunciou os parlamentares eleitos: Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Luisa Canziani (PTB/PR), Marcelo Freixo (PSOL/RJ), Marcelo Ramos (PL/AM), Margarete Coelho (PP/PI), Alessandro Molon (PSB/RJ), Carmen Zanotto (CIDADANIA/SC), Fábio Trad (PSD/MS), Felipe Rigoni (PSB/ES) e Tabata Amaral (PDT/SP).
Para Marcelino Rodrigues, a premiação oportuniza o estreitamento e o diálogo com os parlamentares. “Este é um momento em que se faz muito importante enaltecer as boas iniciativas daqueles que tiveram uma atuação positiva dentro do Congresso Nacional. Foi uma honra poder anunciar nomes de parlamentares com destaque na atuação e grandes parceiros da Advocacia Pública como Fábio Trad e Alessandro Molon”, avaliou.
PREMIADOS
O deputado Fábio Trad (PSD/MS), eleito o melhor deputado de 2020 na escolha do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco, afirmou que com esperança, acredita ainda valer a pena ser parlamentar. “Eu gostaria de falar da angústia e da esperança, que são duas potencias afetivas que hoje dominam a população brasileira. Angústia porque ainda não vi o Brasil ser de todos os brasileiros. Um país que tem minério, petróleo, agua doce, salgada… Mas ainda não é de todos os brasileiros. E a esperança é nela que eu me agarro, eu durmo em paz com ela.”
Já o deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), disse que o reconhecimento, vindo de um júri tão plural e diverso, é a maior recompensa. “Esse prêmio aumenta a responsabilidade e reforça meu compromisso de construir diálogos e pontes, para defendermos juntos a nossa Constituição, a nossa democracia e os nossos direitos fundamentais.”
SOBRE O PRÊMIO
Este ano, o Prêmio Congresso em Foco contou com um corpo de jurados representando a categoria dos jornalistas. Foram escolhidos 21 profissionais de diferentes redações. Até o ano passado havia uma votação aberta aos colegas interessados, mas que na prática ficava praticamente restrita aos jornalistas presentes fisicamente no Congresso.
Cada jornalista votou em até dez deputados(as). Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.
Clique aqui para conferir o resultado de toda a premiação.
*Com informações Congresso em Foco