Devido aos problemas gerados pela novo coronavírus, ações para ajudar no enfrentamento da doença têm estimulado empatia e atividades solidárias.
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ações de solidariedade encampadas por Advogados Públicos Federais que integram a ANAFE têm se multiplicado, não só nos Estados, como também em cidades e municípios do interior. No Estado de Pernambuco, pessoas das cidades de Petrolina, Pedra e Caruaru receberam doações.
No último dia 24, o lar que atualmente abriga 52 idosos, Cantinho do Aconchego, localizado na cidade de Petrolina/PE, recebeu doação de materiais de limpeza e mantimentos. De acordo com o Procurador Federal associado Ricardo Santos, para garantir a eles um atendimento adequado, é preciso contar com doações. “Percebemos a importância da nossa colaboração ao ver a felicidade nos olhares dos idosos. É um tipo de ação muito gratificante”, afirmou.
Em Caruaru, a ajuda foi destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade. As entregas de cestas básicas e kits com fraldas e lenços umedecidos foram realizadas na sexta-feira (1º) e no sábado (2). De acordo com o Procurador Federal Geraldo Campo, medidas como estas estão sendo fundamentais na região do agreste Pernambucano já que a população, em grande parte, sobrevive do mercado informal de confecções, o qual está paralisado. “As ações solidárias estão contagiando muitos setores da comunidade local, o que sinaliza uma mudança de postura da sociedade”, pontuou.
Já em Pedra/PE, município localizado na transição do agreste e do sertão do Estado, uma tonelada de alimentos foi doada em ação realizada na última semana. O Procurador Federal Mardonio Filho destacou que a ação visou minorar o sofrimento de uma população muito carente. “É fundamental nossa ajuda nesse momento tão crítico, onde as pessoas estão perdendo seus empregos. Em especial, nessas localidades onde a pobreza impera. Fizemos esse trabalho junto ao Projeto Pedra Solidária que mapeou as famílias carentes para que os alimentos cheguem aos que realmente precisam, tanto na zona urbana, quanto na zona rural”, disse.
CAMPANHA
Além das diversas iniciativas estaduais, a ANAFE conta com uma campanha nacional para arrecadação de recursos. As doações estão sendo recebidas por meio de um site de contribuições online. Para participar, basta clicar no link: http://vaka.me/948899. Sugestões para destinação de recursos podem ser encaminhadas para a Assessoria de Comunicação da ANAFE: imprensa@anafenacional.org.br.