Em 2020, a Advocacia-Geral da União (AGU) completou 27 anos. Para celebrar a data, a ANAFE preparou um vídeo com entrevistas de ex-advogados-gerais da União, que falaram sobre a importância da Instituição para o país e relembraram os trabalhos realizados em suas gestões.
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, observou no vídeo que é necessária a valorização dos Advogados Públicos para garantir o futuro da AGU. “É necessário dar autonomia aos mais de 8 mil Advogados Públicos espalhados pelo país para que possam exercer a defesa do Estado brasileiro e da população de forma cada vez mais qualificada.”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-AGU, Dias Toffoli, ressaltou a importância de ter ocupado o cargo na Instituição. “Na minha gestão, fui responsável por integrar as carreiras, por criar as câmaras de conciliação e, principalmente, por sustentar que o Advogado Público é um advogado de Estado e não de Governo”, salientou.
O advogado-geral da União, André Mendonça, lembrou que o papel da AGU é, em primeiro lugar, servir. “Servir à população é o nosso grande objetivo. Servir com integridade, honestidade e empenho. Buscamos sempre nos aprimorar e garantir a confiança da população”, disse.
O ministro do STF e também ex-AGU Gilmar Mendes sugeriu que os Advogados Públicos trabalhem no sentido de reduzir a judicialização. Segundo ele, há um número muito grande de demandas contra a União. “Salvo engano, entre 20% e 30% das demandas existentes hoje, dos quase 100 milhões de processos, vêm da União, dos estados e dos municípios.”
A ANAFE convidou todos os ex-AGUs para falarem da importância da Advocacia Pública no material. O vídeo traz, ainda, depoimentos dos ex-AGUs Fábio Medina Osório e Luís Inácio Adams, que ressaltaram a importância dessa função essencial à Justiça para o país e para a sociedade.
Confira: