O vídeo do evento que foi transmitido ao vivo está disponível na área do associado do site da ANAFE.
Na noite dessa quinta-feira (6), a Coordenação do Regime de Previdência Complementar da ANAFE realizou a palestra sobre “Regime de Perfis de Investimento” com o conselheiro represente dos participantes da Funpresp e associado à Entidade Ivan Bechara, com o diretor de investimentos Tiago Nunes Dahdah e com a gerente jurídica Carina Bellini Cancella.
Ao início do evento, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destacou que o objetivo das iniciativas que a Associação tem realizado desde o início da discussão acerca da migração e de Regimes de Previdência Complementar é de levar informações aos associados. Em seguida, agradeceu pela contribuição dos palestrantes.
De acordo com o diretor de Ética e Integridade da ANAFE e coordenador de Regime de Previdência Complementar da Associação, Bruno Félix, a ideia também é de incentivar a participar efetivamente na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), elevando a postura dos integrantes.
O conselheiro represente dos participantes da Funpresp e associado à Entidade Ivan Bechara apresentou dados de um estudo realizado por ele sobre perfis de investimento. Também expôs dados do relatório do Banco Mundial que traz as vantagens de se ter perfis de investimentos em fundação de previdência. “Dentre os principais itens estão a aproximação dos participantes à Fundação aumentando o engajamento e fiscalização dos atos de gestão e a permissão de que cada um ajuste seu perfil pessoal de risco”, ressaltou.
A gerente jurídica da Funpresp Carina Bellini Cancella salientou a necessidade de conhecimento dos participantes. “Nesse momento atual do Brasil, com taxas de juros baixas, é importante a gente saber como está a perspectiva financeira e econômica para nos auxiliar na escolha.”
PERFIS DE INVESTIMENTO
Dando início à palestra, Tiago Nunes Dahdah classificou o evento como uma oportunidade única, no processo educacional e parabenizou a Associação por estar com esse viés de educar e informar.
Foram apresentados resultados da implementação de perfil de investimento da Fundação. Segundo Tiago Dahdah, “nesses 30 dias que a plataforma está à disposição, já foram mais de 12 mil acessos num rol de aproximadamente 75 mil participantes que estão liberados.”
A Funpresp lançou quatro Perfis de Investimentos, resultado de uma combinação entre a idade do participante e o nível de tolerância a riscos financeiros, fundamentado no conceito de “Ciclo de Vida”.
O modelo possibilita ao participante identificar se as aplicações estão de acordo com seus objetivos, considerando suas expectativas e as características de cada um na hora de investir.
Clique aqui e saiba mais sobre os perfis de investimento.
Ao final da palestra, os palestrantes responderam as dúvidas encaminhadas por associados. A palestra e a apresentação estão disponíveis na Área do Associado do site da ANAFE.
Clique aqui e acesse!