Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o vice-presidente e membros da Entidade participaram da sessão solene em comemoração ao Dia dos Servidores Públicos, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados.
Ao abrir a solenidade, a deputada requerente do evento, Érika Kokay (PT/DF), agradeceu pela presença de todos, ressaltando a importância da comemoração. Em seguida, realizou a leitura do discurso do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“A importância do servidor público em qualquer nação é inquestionável. As ações estatais não se fazem apenas com números, planilhas e ideias, mas precisam da intervenção de pessoas. Isso vale para educação, saúde, segurança pública, em suma, em todas as esferas em que a presença do Estado é necessária, um servidor é quem planeja, controla e executa o serviço público”, trouxe o discurso.
Na tribuna, o presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, destacou que o serviço público brasileiro está há três anos sob ataque “e, ainda assim, são os servidores públicos que mantém o País em pé”. “Em que pese vivermos uma das mais graves crises econômica, fiscal, política e moral que o Brasil já enfrentou, nós continuamos fazendo a entrega de um serviço público de qualidade à população”, disse.
Marques prosseguiu seu discurso apresentando os números exitosos do serviço público, classificado por ele como extremamente qualificado e comprometido com o País. “Nos últimos 15 anos, em termos de programas sociais quadruplicamos as prestações de serviços assistenciais. Na previdência, dobramos o número de serviços de prestação de benefícios previdenciários.”
Durante a solenidade, diversos parlamentares discursaram em favor do fortalecimento do serviço público brasileiro e criticaram a reforma da Previdência aprovada no Senado, nessa quarta-feira (23).
ESTUDO SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA
Na ocasião, o presidente do Fonacate também apresentou dados do estudo “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”, que aponta equívocos nos pilares da reforma administrativa focada na redução de despesas às custas do encolhimento do Estado e da precarização do serviço público.
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destaca a importância do serviço público para garantir os direitos de todos os cidadãos brasileiros. “O servidor público é um importante agente na construção social. Valorizar e garantir a estabilidade desses profissionais é assegurar a eficiência da administração e a legalidade na gestão da coisa pública.”