O coordenador do Centro de Estudos da ANAFE, Grégore Moura, palestrou em dois encontros realizados na última semana. No II Encontro do Fórum Permanente da Advocacia Pública, ocorrido em Juiz de Fora (MG), o Procurador Federal abordou o tema “O Protagonismo da Advocacia Pública na Resolução de Conflitos”. Já no I Seminário de Advocacia Pública da Região Serrana, realizado em Petrópolis (RJ), Grégore abordou o tema “Evolução da carreira da AGU”.
As palestras tiveram abordagens teóricas e práticas com relatos de casos de sucesso de resolução pacífica de conflitos no âmbito da AGU, com destaque para o trabalho da CCAF e das ações extrajudiciais na redução de demandas.
Segundo Grégore Moura, “a Advocacia-Geral da União saiu na frente e tem exercido um papel fundamental na mudança de paradigma da cultura da litigiosidade para a cultura da resolutividade.”
Os encontros reuniram membros das três esferas da Advocacia Pública para discutir e trocar experiências relativas à atuação dos membros das carreiras na resolução pacífica de conflitos.