Em semana decisiva na Câmara dos Deputados, dirigentes, representantes e membros da ANAFE atuaram dentro do Congresso Nacional para apresentar aos parlamentares as emendas que reduziriam os prejuízos aos servidores públicos em consequência da reforma da Previdência. Em conjunto com integrantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), os associados buscaram apoio na Casa.
Apesar dos esforços, com 379 votos favoráveis e 131 contrários, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quarta-feira (10), o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, que dispõe sobre a reforma da Previdência. Antes de seguir para o Senado, o projeto vai passar pela votação em segundo turno na Câmara. Haverá ainda a análise de 20 destaques propostos pelos partidos.
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destaca que a ANAFE continuará mobilizada para tentar evitar retrocessos aos servidores públicos. “Temos trabalhado intensamente para que não haja retrocessos e para que possamos avançar naquilo que é importante para os servidores públicos e para sociedade como um todo. Continuaremos mobilizados para manter o diálogo junto aos parlamentares.”
ATUAÇÃO DA ANAFE
Para reforçar o trabalho parlamentar em defesa da Previdência Social, a ANAFE tem custeado a vinda de Advogados Públicos Federais de diversos estados brasileiros a Brasília, para se reunirem com os parlamentares e assessores para explicar as principais incoerências do texto.
Além da vigilância permanente no Congresso Nacional e atuação nas bases nos estados, a ANAFE está trabalhando em outras frentes, como na publicação de artigo sobre a temática junto à mídia.