O Advogado Público Federal foi homenageado pela atuação em prol da sociedade e da Justiça.
O Advogado da União Reinaldo Couto foi homenageado, na última quarta-feira (29), com a Comenda da Ordem de Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia Ministro Coqueijo Costa. A honraria é concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), a cada dois anos, a pessoas e instituições que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade.
A entrega solene, conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia e reuniu ministros, presidentes de outros tribunais, procuradores, autoridades políticas, membros do Executivo, além de magistrados e servidores.
Como grã-mestra da Ordem do Mérito Judiciário, a presidente do TRT5-BA afirmou ser motivo de grande alegria homenagear aqueles que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade e ao Judiciário. “Cada agraciado tem um valor especial para a Justiça do Trabalho”, afirmou a desembargadora, para quem é uma honra também reconhecer a relevante contribuição dada por magistrados e servidores da Casa, que fazem da Justiça do Trabalho baiana uma instituição cada dia melhor.
Reinaldo Couto afirmou que ficou muito honrado em receber a Comenda Coqueijo Costa, no grau de Comendador, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região por dois motivos.
“O primeiro é pessoal, pois foi uma homenagem feita pelo Poder Judiciário ao neto de um porteiro da Justiça Federal. O meu avô exerceu, durante a sua vida profissional, a função de porteiro da Justiça Federal e, caso ele estivesse vivo, ficaria tão emocionado quanto a sua filha ficou. No nosso Brasil, não temos sistemas de castas sociais, portanto o estudo pode mudar a realidade das pessoas e das famílias. O segundo é institucional, porque comprova o relevante papel da AGU na defesa dos órgãos públicos e mostra que essa função tem sido desempenhada com louvor e com índices de vitória cada vez mais expressivos”, explicou o Advogado Público Federal.