A ANAFE foi uma das principais entidades apoiadoras do III Congresso Brasileiro de Direito Processual Civil em Natal/RN, realizado no último dia 26 de abril. O evento, que teve membros da Associação como palestrantes e presidentes de mesa, levou para o estado do Rio Grande do Norte a excelência do debate científico em torno do processo civil, principalmente em face do Novo Código de Processo Civil.
O Procurador Federal Lívio Oliveira, que também é membro da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, representou a ANAFE como presidente da mesa com o tema “Dos meios adequados de solução de conflitos.”
O debate contou com a contribuição do consultor jurídico do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rinaldo Mouzalas, que tratou do tema “Autotutela: meio adequado de solução de conflitos”; da Procuradora Federal associada à ANAFE Janaína Noleto, com o tema “A Advocacia Pública e solução consensual de conflitos”; e do Promotor de Justiça Marcus Aurélio Barros que abordou “A negociação processual pelo Ministério Público”.
De acordo com Lívio Oliveira, o debate foi extremamente rico, com aprofundamento de temas processuais relevantes, dentre os quais a abordagem feita pela associada da ANAFE, Janaína Noleto, sobre a Advocacia Pública e a solução consensual de conflitos, que é o objeto de vem obtendo sucesso no meio acadêmico e entre os profissionais da área.
“Além da rica contribuição científica, a ANAFE teve ampla divulgação, com a exibição dos mesmos em espaços nobres e muito visíveis do evento, também sendo mencionada, com frequência, a participação e a contribuição da associação para o sucesso do evento”, destacou o Procurador Federal.
Com a presença dos mais destacados processualistas brasileiros, autores de obras consagradas pela literatura jurídica nacional e estrangeira, o evento oportunizou a estudantes, profissionais e pesquisadores, discussões acerca dos temas mais atuais e relevantes com foco na nova era do processo civil.