Por Luiz Orlando Carneiro,
Em Jornal do Brasil
O até então procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Adams, foi confirmado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, advogado-geral da União, em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que – por sua vez – assume, nesta sexta-feira, o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta com a morte recente do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. A posse do novo chefe da AGU será nesta sexta-feira, às 9h30, no Itamaraty. Às 17h, o presidente Lula estará presente, no STF, à solenidade de posse do ministro Dias Toffoli, para a qual foram expedidos 3 mil convites.
Luís Adams, 44 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 1993, assumiu a chefia da instituição em 2006, e será o primeiro advogado-geral da União – cargo com status de ministro de Estado – egresso dos quadros da Advocacia Pública. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializou-se em direito tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina. Na AGU, foi secretário-geral de Contencioso e coordenou a comissão responsável pela gestão do Sistema Integrado de Controle das Ações Judiciais da União (Sicau).
Logo depois da indicação de Dias Toffoli para a vaga aberta no Supremo, a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (UNAFE) enviou ofício ao presidente Lula, solicitando que o sucessor do chefe da AGU fosse escolhido dentre os integrantes da carreira candidatos ao cargo. Em nota nesta sexta-feira divulgada, a UNAFE comemorou “a indicação de um membro da AGU para ocupar seu mais elevado posto, pela primeira vez na história”, e desejou a Adams “sorte e serenidade no desempenho da nova função, para que possa levar a AGU a superar os desafios que lhe são apresentados”. Destacou, ainda, a atuação do sucessor de Toffoli à frente da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional como a sua “principal credencial para chegar ao cargo de ministro da AGU”, além de sua passagem pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde ocupou os cargos de secretário-executivo e de consultor jurídico.