A abertura do evento ocorreu no dia 16 de março, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), quando estiveram presentes o Advogado-Geral da União, José Antônio Dias Toffoli, o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, o Procurador-Geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria, o Procurador-Geral Federal, Marcelo de Siqueira Freitas, o Corregedor-Geral da AGU, Aldemário Araújo Castro, o Consultor-Geral da União Substituto, Dr. João Francisco Aguiar Drumond, a Ouvidora-Geral Substituta, Mariana Rodrigues Silva Melo e o Diretor da Escola da AGU, Mauro Luciano Hauschild.
Para melhor atender os advogados públicos ali presentes, a UNAFE instalou ponto de atendimento no local. Além disso, durante o curso, o diretor-geral da UNAFE, Rogério Vieira Rodrigues, acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos e esclareceu as dúvidas dos novos procuradores sobre a associação e sobre a Advocacia-Geral da União (AGU).
“A presença dos membros aqui é bastante interessante para mostrar o compromisso da entidade para com os membros da AGU”, disse o procurador federal Lívio Coelho Cavalcante, palestrante durante o curso.
Pensando nos participantes do curso de formação que não estavam hospedados no CNTC, a UNAFE negociou com a administração do hotel a venda de vouchers de refeição para aqueles que tivessem interesse de almoçar nas instalações do evento. Isso porque somente os Procuradores Federais hospedados dispunham de alimentação no local. A UNAFE também preparou uma agenda de entretenimento noturno, firmando parceria com diversos estabelecimentos em Brasília para conceder descontos especiais aos participantes do curso.
A participação da UNAFE foi louvada pelos presentes. A advogada pública federal Carla Medeiros, que filiou-se à UNAFE durante o evento, elogiou o atendimento da entidade: “Durante todo o evento eu achei que vocês estiveram super presentes”.
Aproveitando a oportunidade, a UNAFE colheu assinaturas em um abaixo-assinado a ser encaminhado ao Advogado-Geral da União, solicitando a revisão nos valores das diárias, para evitar que o Advogado Público tenha que arcar com a diferença do custo real dos deslocamentos em viagem a serviço.
Ao final do curso de formação, o diretor geral da UNAFE, Rogério Vieira Rodrigues, falou sobre a terceirização da atividades da AGU, a falta de autonomia financeira e orçamentária e a dupla vinculação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ao Ministério da Fazenda. Para ele, é necessário que haja unidade para acabar com estes problemas.
“Para enfrentar estes desafios precisamos trabalhar com espírito de unidade de que tanto fala o nosso Advogado-Geral da União. A UNAFE defende a unidade institucional corporativa, pautada na identidade e solidariedade entre os advogados públicos federais, o que vai conferir a AGU uma só voz, não havendo mais espaço para representação segmentada dos seus membros”, disse o diretor-geral da UNAFE.
O curso de formação dos procuradores federais encerrou dia 20 de março e contou com a participaç&ati ”.” . $! 2009-10-09 15:19:00 “.”1 !