“Ressaltamos que, mesmo em face da atual crise econômica mundial, não vislumbramos ser o protelamento dos reajustes salariais dos servidores públicos medida eficaz ou necessária para a recuperação econômica do país, e sim um fator que afetará direta e indiretamente a renda e consumo de milhões de famílias, provocando o desaquecimento econômico doméstico, fatal no atual contexto mundial”, afirma o documento.
O ofício foi enviado em apoio ao Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro, que também encaminhou solicitação à ministra Dilma Rousseff a favor do cumprimento da lei. “Estamos seguros de que não existem elementos concretos que justifiquem qualquer alteração do cronograma previsto em lei”, destaca as entidades que compõem o Movimento
O FÓRUM
FONACATE é uma associação civil, integrada exclusivamente por entidades nacionais associativas e sindicais, representativas das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado junto aos três poderes da República, Ministério Público e Advocacia Pública, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal. O objetivo do FONACATE é defender o Estado Democrático de Direito, preservando os direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, além dos princípios éticos e constitucionais da Administração Pública.
Atualmente o FONACATE é a única entidade de classe reconhecida como representante das Carreiras Típicas de Estado, agregando 22 associações/sindicatos, com um alcance indireto de mais de 100 mil servidores públicos, sendo a Unafe uma das entidades fundadoras.