No início da solenidade, o diretor-geral da primeira gestão da UNAFE, Danilo Ribeiro Miranda, após discurso emocionado agradecendo a todos que colaboraram com a sua gestão, passou o cargo para o advogado público federal, Rogério Vieira Rodrigues. O novo diretor-geral foi eleito por processo eleitoral eletrônico, com a participação de 830 associados. Além da diretoria, também tomaram posse o conselho fiscal e os delegados estaduais para o biênio 2008/2010.
Na cerimônia de encerramento, ao iniciar seu discurso, José Antônio Dias Toffoli parabenizou a primeira diretoria por seu trabalho na UNAFE e evidenciou o crescimento da entidade nestes dois anos de criação.
"Eu parabenizo o Danilo e toda diretoria que criou a UNAFE no sentido de tentar estruturar, resolver problemas identificados pelos senhores na Advocacia-Geral da União e com um propósito maior de União. Cumprimento o Danilo e toda diretoria que assumiu a entidade com 250 associados e hoje está com 1.500", disse o Advogado-Geral da União.
Palestras
Antes da cerimônia de posse da nova diretoria, os advogados públicos presentes no 2º ENAFE participaram das palestras: "Garantias e Prerrogativas da Advocacia Pública", presidida pelo Procurador-Geral da União, Jefferson Carús Guedes, e "A Importância da Advocacia Pública Federal", presidida pelo advogado público federal, Paulo Mendes.
Durante a palestra, Jorge Amaury Maia Nunes, professor da Universidade Federal de Brasília (UNB), ressaltou que as garantias e prerrogativas dos advogados públicos federais devem ser parte de uma atividade institucional. “As nossas garantias, as nossas prerrogativas devem ser sempre aquelas que têm pertinência com a estrita atividade institucional".
Também participaram do ciclo de debates o advogado público federal Silton Lima, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Distrito Federal, Luiz Eduardo Sá Roriz, o advogado público federal Júlio de Melo Borges e o advogado público federal Thomas Augusto Ferreira de Almeida.