Todos os colegas que participaram do trabalho parlamentar no dia 12 estão de parabéns. O trabalho foi intenso e só pode ocorrer devido à caravana, que propiciou a presença de colegas de diversas localidades do país. O engajamento, conscientização e o trabalho pró-ativo desenvolvido por todos no Congresso Nacional causou grande entusiasmo em todos os envolvidos.
A maioria dos parlamentares contactados demonstrou grande simpatia à nossa causa, deixando um canal aberto, não apenas em relação ao pleito salarial, mas sobretudo no que pertine a outras questões institucionais, tais como as afetas à revisão da Lei Orgânica da Advocacia Pública. Nesse sentido, conseguimos ainda, em apenas um dia, reabrir o diálogo com o Ministério do Planejamento, fato que demonstra o quanto somos fortes quanto estamos unidos na luta pela mesma causa.
Por certo, é justo que estejamos com uma sensação de dever cumprido, mas não podemos esquecer que se trata de um trabalho contínuo, para o qual ainda há muito a se fazer. Não podemos deixar as dificuldades do percurso causar esmorecimento, pois só temos a ganhar e a construir neste momento decisivo.
2) Sobre a assembléia ocorrida no dia 11 e sua transmissão pelo “site” da Unafe
A Diretoria da Unafe se sente no dever de esclarecer aos advogados públicos federais sobre o ocorrido na Assembléia convocada pelo Fórum Nacional da Advocacia Pública no último dia 11.
A UNAFE disponibilizou, por meio de seu sítio eletrônico, a oitiva, em tempo real, do áudio da assembléia, colhido da mesa de som do evento, o qual foi fornecido pelo Conselho Federal da OAB. O secretário-geral do Fórum, advogado público Jorge Messias, durante a assembléia, chegou a parabenizar a iniciativa, agradecendo publicamente à UNAFE em determinado momento. Essa declaração foi proferida da mesa dos trabalhos e encontra-se gravada.
A UNAFE também realizou a filmagem da reunião, por meio de uma câmera colocada ostensivamente na platéia. Nem os palestrantes, nem qualquer integrante da mesa, objetaram ou demonstraram algum constrangimento em relação a isso. Esse vídeo não será divulgado sem autorização dos que nele aparecem.
Entendemos que as nossas deliberações devem se pautar pela transparência e pela publicidade. Uma assembléia acompanhada por toda a categoria sempre será mais legítima, ainda que para muitos isso seja mais incômodo. Note-se que o evento era público, convocado pelo Diário Oficial, ocorreu com as portas abertas e com livre trânsito de quem assim o desejasse. Nada havia a esconder, e isso nem seria possível. A transparência evita distorções e permite que cada qual forme sua própria opinião sobre o sucedido em momentos decisivos para a nossa carreira.
Nesse sentido, temos certeza de que a transmissão dos trabalhos contribuiu para o aperfeiçoamento da maturidade associativa dos advogados públicos federais, até em razão das inúmeras manifestações de apreço a essa iniciativa, proferidas publicamente.
A Diretoria Colegiada da UNAFE reafirma que o momento é decisivo, sendo indispensável a coesão da categoria e a manutenção da unidade entre todos os advogados públicos federais, reforçando nossa mobilização em torno dos objetivos comuns. A ”.” . $! 2009-10-09 15:19:00 “.”1 !