Integram a direção da equipe, atualmente (nome, cargo, data de ingresso na carreira, órgão de exercício antes de assumir o cargo atual): João Ernesto Aragonés Vianna, Procurador-Geral Federal, 1997, PFE/INSS; Marcelo de Siqueira Freitas, Subprocurador-Geral Federal, 2000, CGU/AGU; Luciana Hoff, Adjunta de Contencioso, 2000, PFE/INSS; Aécio Pereira Júnior, Adjunto de Consultoria, 1998, PFE/DNIT, Adler Anaximandro de Cruz e Alves, Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão, 2003, PFE/INSS, Fernanda de Paula Campolina, Coordenadora-Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos, 2003, PF/MG; Isabella Maria de Lemos, Coordenadora-Geral de Pessoal, 1997, PFE/IBAMA; Marcelo da Silva Freitas, Chefe de Gabinete, 1998, PF/SC; Miguel Ângelo Sedrez Júnior, Coordenador-Geral de Assuntos Estratégicos e Projetos, 2000, PFE/INSS. Também integraram a equipe os colegas Luciano Portal Santanna e Cláudio Couto Terrão.
Ao assumirmos, notamos uma grande carência de estrutura na Direção Central e, com o apoio decisivo da Direção Superior da AGU, foram criadas, de imediato, 3 coordenações-gerais, às quais foram atribuídas competências para o trato de assuntos de pessoal, gestão e planejamento e assuntos estratégicos e projetos. Posteriormente foi criada a Divisão de Prerrogativas da Carreira, unidade incumbida de defender as prerrogativas dos membros da carreira de Procurador Federal. Além disso, houve readequação do espaço físico no prédio-sede da AGU, a fim de atender nosso novo projeto.
A Consultoria da PGF contava com um grande passivo de processos pendentes de apreciação, sendo que, com a dedicação e o auxílio incansável de nossos colegas que lá exercem suas atribuições, foi possível no período de cerca de apenas 7 meses reduzir pela metade o número de processos represados. Além disso, cabe dizer que havia inúmeras representações e denúncias formuladas em desfavor dos membros da carreira, que, em sua maioria, já foram objeto de apreciação. Houve, inclusive, a criação de uma Coordenação específica para tratar das questões afetas à matéria disciplinar. Nesse sentido, o órgão central de Consultoria da PGF tentou superar, nesses primeiros meses, dificuldades estruturais e organizacionais, no que se desincumbiu dentro de nossas limitações, sendo que, passado esse momento inicial, buscaremos nos dedicar ao auxílio irrestrito e o apoio institucional possível a todos os colegas que atuam nos mais diversos órgãos de execução da PGF no âmbito das autarquias e fundações públicas federais, essa sim nossa atividade fim, ofertando-lhes segurança e tranqüilidade no exercício de suas funções.
A Adjuntoria de Contencioso durante o ano de 2007 iniciou um projeto de reestruturação de modo a estreitar laços com todos os órgãos de execução da PGF. Assim, deu início aos trabalhos de orientação recursal, trabalhou em conjunto com várias Procuradorias em ações relevantes, bem como fez levantamento e trabalho estratégico em todas as ações do PAC. Nessa linha, atuou diretamente na cassação de diversas liminares, permitindo a continuidade de inúmeras obras do PAC, com destaque para a Usina Hidrelétrica do Estreito (maio/2007), as Usinas Hidroelétricas do Rio Madeira (maio2007) e a realização de leilão de concessão de r ! 2007-12-05 13:18:00.000 ! 488