Na avaliação de Dimitri de Abreu, Diretor de Comunicação e Imprensa da UNAFE, o fato de não se ter atingido o quórum qualificado para a aprovação das propostas necessárias para a modernização do estatuto não representou uma derrota. “Durante o processo de votação pudemos constatar alguns problemas graves na comunicação entre a associação e o associado, que vamos ter que solucionar. Muitos associados deixam de se cadastrar na área restrita do site e não ficam sabendo de notícias importantes. Em outros casos, a falta de atualização dos dados junto à entidade dificultam o contato com o associado via e-mail. Contactamos mais de 800 associados por telefone no último dia, e a grande maioria sequer estava sabendo da votação”, constata Dimitri.
Por outro lado, duas proposições extremamente importantes, que não exigiam quórum qualificado, foram aprovadas pela Assembléia-Geral Ordinária. Por uma das propostas, a UNAFE está autorizada a aderir ao Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado, que deverá tomar contorno jurídico até o final do ano, agregando entidades da magistratura, polícia federal, ministério público, carreiras de fiscalização, advocacia pública, entre outras. Por meio do Fórum, as entidades pretendem discutir questões como a previdenciária, a lei de greve e a limitação de aumento para o funcionalismo público (PAC), que afetam todas essas carreiras.
Outra proposta aprovada pelos associados da UNAFE envolve o reajuste da contribuição associativa, o que possibilitará o incremento substancial da estrutura de comunicação da entidade, aumentando ainda mais a qualidade do atendimento, dos serviços e benefícios oferecidos ao associado da UNAFE.
Mas, mais do que isso, com o reajuste se possibilitará a licença do Coordenador-Geral da UNAFE para atuar exclusivamente na defesa dos interesses dos associados da entidade. A cumulação de compromissos de natureza institucional e associativa, ao longo do ano de 2007, foi um dos maiores óbices para o pleno desenvolvimento das atividades da associação, o que se espera seja agora, enfim, superado.
Segue abaixo quadro com quantitativo de votos apurados.
VOTOS | FAVORÁVEIS | DESFAVORÁVEIS |