Luiz Inácio disse que, historicamente, é favorável à iniciativa, mas observou que a posição final do Ministério da Fazenda dependerá de alguns ajustes a serem acertados entre o Minitro-Chefe da AGU, José Antonio Dias Toffoli, e o titular do Ministério, Guido Mantega, acreditando que tal possa ocorrer nos próximos dias, em face da urgência do projeto.
A proposta de criação do Fundo de Sucumbência já estaria na fase final, segundo informações do Gabinete do Ministro Toffoli, transmitidas ainda na data de hoje ao presidente do Forum e à Secretária-Geral, Meire Lúcia Gomes Monteiro (ANPPREV). As entidades de classe da Advocacia Pública Federal serão informadas oportunamente sobre o texto, incluindo as sugestões apresentadas através do Forum.
Aguarda-se o atendimento ao novo pedido de audiência do Forum com a cúpula da Advocacia-Geral da União, enquanto é mantida a reunião ordinária da próxima segunda-feira, dia 25/06, na sede da ANPPREV, para novas deliberações e torno da evolução do assunto e posicionamento dos dirigentes das entidades nacionais.