Foi colocada inicialmente a preocupação do Fórum com relação às notícias veiculadas ainda ontem de que o projeto que institui a Previdência Complementar dos servidores públicos está na iminência de ser encaminhado ao Congresso Nacional. As entidades justificaram que a questão da sustentabilidade dos Regimes Próprios tem sido mal conduzida, quase sempre sem a participação dos principais interessados, que são os servidores públicos.
Colocou-se também para o Secretário que a Previdência do Servidor Público deve ser vista como uma garantia para o servidor, o qual não pode ser submetido à mesma lógica que rege a relação entre trabalhador e empresa. Mais, deve ser vista como forma que política de recursos humanos, prestigiando a manutenção de quadros e o constante aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelo Estado através de seus agentes.
As considerações das entidades integrantes do Fórum parecem ter sensibilizado o Secretário, o qual afirmou que levará nossas preocupações e ponderações ao Ministro da Previdência, não obstante tal questão esteja sendo conduzida, até então, pelo Ministério do Planejamento.