A Advocacia-Geral da União convocou 46 candidatos aprovados no concurso para Procurador Federal, ocorrido em 2010, para tomar posse na próxima sexta-feira, 15. A lista com a nomeação dos novos Procuradores Federais foi divulgada no Diário Oficial no dia 04 de junho. A cerimônia irá acontecer no auditório da Imprensa Nacional, às 9h30.
A Portaria PGF nº 458/2012 convocando os aprovados traz ainda as unidades de lotação e exercício. Eles exercerão a representação judicial, extrajudicial, a consultoria e assessoramento jurídicos de autarquias e Fundações Públicas Federais.
A representante da Comissão de aprovados, Mariana Mattos, afirmou que essa é uma conquista importante da atuação em parceria com a UNAFE. “Como representante da Comissão estou muito feliz pela nomeação, mas ainda existem 30 aprovados aguardando a nomeação. A Procuradoria Federal entende a necessidade imediata de nomeações e se comprometeu que todos os aprovados serão nomeados. Mesmo assim, junto com a UNAFE continuaremos atuando para garantir as nomeações”.
Em dezembro de 2011 o Diretor-Geral e a Diretora de Administração e Patrimônio da UNAFE, Luis Carlos Palacios e Simone Fagá, estiveram presentes na posse de 86 dos aprovados no concurso para Procurador Federal.
Após a posse dos novos Procuradores, a diretoria da UNAFE e a Comissão de aprovados, intensificaram a atuação para conseguir as nomeações dos outros aprovados fosse feita imediatamente, se reunindo com diversos parlamentares para buscar apoio político.
Em fevereiro desse ano a pedido da UNAFE e da Comissão de Aprovados no último concurso para Procurador Federal, o Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou requerimento à mesa Diretora da Câmara para que o pedido de contratação imediata dos aprovados no concurso para Procurador Federal fossem enviadas à Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior.
No mesmo mês o Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Gustavo Maia, juntamente com a representante da Comissão dos Aprovados, Lisandre Zulian, se reuniram com a Secretária-Adjunta da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Catarina Moreira, quando explicaram a atual situação vivida pelos concursados que ainda aguardavam a nomeação, além de informar as perspectivas de piora no quadro, caso as nomeações não fossem executadas a curto prazo.