![reuniao_oab](http://anafenacional.org.br/wp-content/uploads/2011/09/reuniao_oab21.jpg)
Evandro de Castro - Presidente da ANPM, Ophir Cavalcante - Presidente da OAB e o Diretor-Geral da UNAFE
Em reunião nesta quarta-feira, 14, com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, e com o Presidente da ANPM, Evandro de Castro Bastos, o Diretor-Geral da UNAFE abriu a reunião agradecendo aos Presidentes pela parceria no pedido de providências julgado pelo CNJ, quando o Conselho acolheu o pedido da UNAFE e decidiu oficiar todos os tribunais do país para coibir as prisões de advogados públicos em casos de descumprimento de ordens judiciais pelos gestores.
“A sustentação oral do representante da OAB no julgamento foi fundamental para formação da convicção dos conselheiros. Sendo assim, não podíamos deixar de vir agradecer e também solicitar novo apoio desta Instituição, desta vez à ADI que contesta a censura dos Advogados Públicos Federais”, explicou Luis Carlos Palacios.
O Presidente da Ordem agradeceu a manifestação e parabenizou a iniciativa da UNAFE sobre o pedido de providências junto ao CNJ: “Este pedido, feito pela UNAFE, foi importante para todos os advogados, públicos ou privados”, afirmou Ophir.
Palacios formalizou o pedido de apoio à ADI 4652, que busca a liberdade de expressão dos Advogados Públicos, mediante a entrega de cópia da petição inicial e explicou que a ADI é fruto de parceria entre a Associação Brasileira de Imprensa- ABI e a UNAFE.
Durante a reunião, foi abordado também o movimento suprapartidário de combate à corrupção e impunidade, que têm a ABI e a OAB, dentre outras Instituições importantes para o país, como integrantes.
Palacios destacou que após encontros com os Senadores Pedro Simon (PMDB-SP) e Paulo Paim (PT-RS), teve a possibilidade de conhecer melhor o movimento e assim colocar a UNAFE à disposição para integrá-lo: “A Advocacia de Estado, bandeira que a UNAFE historicamente carrega e luta no Supremo, por meio da ADI referente à autonomia da AGU em relação ao Executivo e da PSV para exclusividade de atribuições aos concursados, certamente é uma das soluções para o combate à corrupção”.
O Presidente Ophir assegurou a participação da entidade nos próximos encontros do movimento, mais uma vez reiterando o seu apoio pessoal a essas causas.
O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública também foi comentado pelo Presidente da Ordem. Segundo ele, foi um momento ímpar para a Advocacia.
“Não pude comparecer ao Lançamento da Frente Parlamentar, porém, vi que foi de grande destaque e de válida importância para a Advocacia em geral”, afirmou Ophir.