No dia 31 de maio foi realizada na Procuradoria Regional Federal da 5ª Região reunião com os procuradores federais ali em exercício, com a participação da Delegada Estadual da UNAFE em Pernambuco, Suzana Times, do representante estadual da ANPAF, Júlio Avelino, e do membro da Comissão da Advocacia Pública da OAB-PE, Fábio Fonseca.
Foram tratados importantes temas como a fixação de critérios objetivos e transparentes para a distribuição da carga de trabalho, de atividades administrativas e judiciais, entre os procuradores, incluindo os ocupantes de cargos de chefia. Destacou-se a necessidade de se definir com clareza quais as atribuições de cada chefia e de se estabelecer maior proximidade física entre os coordenadores e os procuradores sob coordenação.
O associado da UNAFE Fábio Fonseca destacou com preocupação o excessivo aumento da quantidade de audiências junto aos Juizados Especiais Federais e a consequente sobrecarga de trabalho dos procuradores responsáveis.
A UNAFE está atenta aos problemas discutidos naquela reunião, que constituem a realidade de muitas outras unidades da AGU pelo Brasil e está trabalhando em várias frentes para minimizá-los por meio de iniciativas como o apoio ao anteprojeto de lei que estrutura a carreira de apoio da AGU e a luta pela recente nomeação de 100 novos procuradores federais, destravando parte das remoções pendentes.
O Diretor da 5º Região da UNAFE, Daniel Teixeira, destaca a importância da mobilização dos colegas em nível local, como aconteceu em Pernambuco, no sentido de, na medida do possível, procurar internamente soluções para esses tipos de problemas. “A UNAFE conclama os dirigentes, procuradores e servidores da PRF-5ª Região à abertura do diálogo interno para o encaminhamento de providências em face dos problemas mencionados e acompanhará os desdobramentos dessa iniciativa local prestando o apoio necessário”, ressalta Teixeira.