Associados da entidade relataram diversos problemas estruturais do Prédio do INSS em Cuiabá, onde fica a Procuradoria, e organizaram mobilização por condições mínimas de trabalho, que contou com apoio da seccional da OAB no estado.
A UNAFE oficiou hoje, 06, à Procuradoria-Geral Federal e ao INSS, pedindo solução aos problemas relatados pelos Procuradores Federais lotados na Procuradoria Federal do Mato Grosso, que desde a sua instalação ocupa o prédio do INSS na capital. Os membros elaboraram documento em que relatam vários problemas de infraestrutura que compromete o trabalho e organizaram mobilização pública por melhores condições.
De acordo com o documento, o prédio do INSS no estado foi construído da década de 70 e já sofreu graves episódios de incêndios, curtos-circuitos, alagamentos, com séria afetação aos sistemas elétricos, furtos e outros acidentes e incidentes, inclusive com os elevadores, que põem em risco a segurança dos Procuradores Federais.
O relatório produzido aponta ainda outras deficiências graves no prédio, como as instalações sanitárias que não são adequadas, o serviço de Portaria que não oferece a segurança necessária para o acesso de terceiros às dependências da Procuradoria, inclusive às próprias salas dos Procuradores.
Os Procuradores Federais apresentam ainda, no documento encaminhado à UNAFE, histórico de panes e problemas de estrutura enfrentados no local desde o ano 2008 até este ano, com fotos que comprovam as precárias condições de trabalho atuais oferecidas no local.
MOBILIZAÇÃO
A caótica situação vivenciada pelos membros lotados na PF do Mato Grosso, levou à organização de uma grande mobilização dos Advogados Públicos na capital do Estado no último dia 29. O Ato Público, ocorrido em frente ao Prédio do INSS, contou com o apoio da seccional da OAB-MT e compõe o calendário de mobilizações estabelecido pelas entidades da Advocacia Pública Federal por melhores condições de trabalho.
Compareceram ao Ato Público os Dirigentes da OAB-MT e Advogados Públicos Federais. “A participação da OAB/MT neste ato nos honra porque somos testemunhas do bom trabalho que os advogados públicos desempenham e o que nos entristece é ver que não são reconhecidos. Por isso, manifestamos nosso integral apoio ao movimento e não mediremos esforços para levar essas reivindicações ao Conselho Federal para que nos ajude a conquistar essas melhorias para a advocacia pública federal, inclusive requerendo que esses pedidos sejam apresentados ao advogado-geral da União, em Brasília”, afirmou na ocasião, o Presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile Ribeiro.
O presidente da seccional da Ordem acrescentou que a melhoria na carreira não ocorre como uma benesse, mas sim a partir de mobilizações como a que ocorria naquele momento e por meio de muita luta. “É preciso reivindicar, mostrar força porque a vitória virá. A partir de agora vamos à luta para conquistar esse objetivo, pois, apesar de todos os obstáculos, observamos o empenho dos advogados e isso precisa ser reconhecido pela administração pública. A advocacia pública bem amparada mostra que o interesse público está sendo defendido e faremos o necessário para alcançar mais essa vitória”, afirmou Stábile.
No fim do mês passado, a OAB Nacional aprovou moção de aplauso à mobilização dos Advogados Públicos Federais por melhores condições de trabalho. Na última sexta-feira, 01, as seccionais da OAB em Maringá-PR e Pernambuco também afirmaram apoio às reivindicações dos Advogados Públicos Federais.
Com informações do site da OAB-MT