Na tarde da última quarta-feira, 21, a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, visitou a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em Brasília, para tratar de temas de interesse da Advocacia Pública Federal com os Advogados Públicos Federais lotados na autarquia.
Para iniciar o diálogo, a Diretora-Geral da UNAFE, conversou com os Advogados Públicos Federais sobre a suposta realização de “enquete” no sítio da AGU para “discutir” o PLP 205/12. Simone Ambrósio ressaltou que a Instituição passa por um momento sensível e mediante a mobilização da carreira, e na verdade a enquete significa um retrocesso.
“Ocorre que essa democratização é extemporânea, porque nós já debatemos o projeto, as associações levaram as propostas dos Advogados Públicos Federais para o relator. Na verdade, essa duvidosa democratização pretende atrasar ainda mais o debate”, afirmou a Diretora-Geral da UNAFE.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, orientou os membros da AGU lotados na ANEEL a manter o estado de alerta quanto à tramitação do PLP 205/12, que pretende alterar a Lei Orgânica da AGU.
“É importante que todos os Advogados Públicos Federais fiquem atentos. Nós enquanto categoria precisamos nos mobilizar contra esse projeto de lei que enfraquece a nossa Instituição. Vamos ficar em estado de alerta para não sermos pegos de surpresa como no caso da Funpresp”, afirmou a Diretora-Geral da UNAFE.
Os Advogados Públicos Federais concordaram com os apontamentos realizados pela Diretora-Geral da UNAFE e manifestaram grande preocupação com os pontos críticos do PLP 205/12.
Aproveitando a ocasião, Simone Ambrósio, informou que no próximo dia 03, haverá o movimento histórico, em que todos os âmbitos da Advocacia Pública estarão unidos no Movimento Nacional pela Advocacia Pública.
“Pretendemos levar o maior número possível de Advogados Públicos para o Congresso Nacional, com intuito de mostrar que temos mobilização sim e para que todos nos conheçam, vamos mostrar para sociedade que nós existimos e realizamos um trabalho fundamental para esse País”, afirmou a Diretora-Geral da UNAFE.
Os membros da Instituição se comprometeram a participar do Movimento Nacional pela Advocacia Pública. Em seguida, elogiaram a iniciativa unificada das entidades da Advocacia Pública, e ressaltaram a necessidade de luta conjunta em defesa de prerrogativas comuns às carreiras que compõe a AGU.
Ao final da visita, a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio fez um apelo para que os Advogados Públicos Federais se engajem nas mobilizações e atos que visem fortalecer a Advocacia Pública Federal. “Sem vocês, nossas mobilizações não mostram força”.