No encontro, além de comemorar o décimo sétimo aniversário do Instituto, os participantes discorreram sobre a história das entidades e apresentaram os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos.
Na última sexta-feira, 12, os dirigentes do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) estiveram na sede da UNAFE para uma reunião de trabalho e discussão sobre possíveis parcerias entre o Instituto e a associação. O encontro ocorreu na data do décimo sétimo aniversário do Instituto, o que tornou o evento ainda mais especial.
O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, abriu a reunião apresentando um balanço das principais ações da entidade. Além de informar acerca dos diversos materiais gráficos confeccionados pela associação com o intuito de consolidar e divulgar a Advocacia Pública, o Diretor esclareceu o trabalho que vem sendo feito para aproximar a UNAFE da imprensa.
“Só neste mês, já fomos consultados por vários veículos de comunicação especializados como o Conjur, o JusBrasil, e os jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico. A UNAFE vem sendo consultada como fonte pela imprensa”, explica Luis.
O Diretor do Centro de Estudos da UNAFE, Fábio Augusto Roston Gatti, destacou a atuação da associação no sentido do incremento da publicação de artigos pelos Advogados Públicos Federais e da realização de eventos sobre a Advocacia Pública.
O Coordenador do Conselho de Estudos Normativos do Centro de Estudos da Unafe, Galdino José Dias Filho, esclareceu o trabalho que vem sendo realizado pela associação para o aprimoramento das leis brasileiras.
“O Centro de Estudos da UNAFE tem se dedicado intensamente ao aperfeiçoamento da legislação pátria e à afirmação normativa da Advocacia Pública. Nós temos não apenas o direito, mas o dever de participar intensamente do processo legislativo. O Advogado Público está presente em todo o aparato estatal e conhece como ninguém os problemas que afligem a nação. Temos muito a contribuir”, explica o Coordenador.
A diretora da primeira região da UNAFE, Helena Dias Leão Costa, também participou do encontro. Na ocasião, ela citou as várias atuações e a importância da Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU.
“Só este ano foram 26 acordos realizados. Hoje, além das entidades federais, atendemos estados, municípios e evitamos que o caso siga para o judiciário. A Procuradoria do Distrito Federal já sinalizou interesse em instalar uma câmara de conciliação também no DF”, afirma Helena.
O assessor jurídico a UNAFE, Maurício Verdejo, discorreu sobre as ações que a associação vem implementando junto ao Judiciário, com destaque para a PSV 18 e a ADI contra a dupla vinculação.
O presidente do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública-IBAP, Guilherme José Purvin de Figueiredo, esclareceu o papel do Instituto para consolidar a identidade do Advogado Público e as vitórias conquistadas pelo IBAP ao longo dos 17 anos de fundação. O presidente ainda defendeu a atuação ativa e eficaz da UNAFE para fortalecimento das carreiras.
“Em 1993 a gente sonhava em ter este tipo de conversa, o cenário da Advocacia Pública era muito diferente do que é hoje. Os perfis orgânicos da UNAFE e do IBAP são distintos, porém em muitas coisas, vocês já conseguiram avanços consideráveis em apenas cinco anos de luta”, afirma Guilherme.
Ao final da reunião, os participantes reafirmaram a convergência dos valores e objetivos das entidades e deliberaram pela continuidade do processo de aproximação institucional e pela realização de encaminhamentos do interesse da Advocacia Pública, sobretudo nas áreas editorial, normativa e de eventos.