Deputado Arlindo Chinaglia afirmou ter previsto espaço para manobras no orçamento do ano que vem e enfatizou que a atuação parlamentar das entidades é o melhor caminho para a conquista das reivindicações das carreiras.
Representantes das entidades mobilizadas por um Serviço Publico de Qualidade estiveram nesta terça-feira, 25, com o Relator Geral do Orçamento na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O Deputado, que pretende votar amanhã o parecer preliminar do orçamento 2012, ouviu os dirigentes e esclareceu que já havia previsto uma folga no orçamento para possíveis manobras, inclusive reajuste do funcionalismo federal.
No encontro, os Dirigentes das entidades informaram ao parlamentar sobre o Ato de Mobilização Conjunta, marcado para amanhã, 26, na Esplanada dos Ministérios, em razão da negativa do Governo em atender qualquer reivindicação pela melhoria da qualidade do Serviço Público.
Chinaglia expressou suas considerações favoráveis e de respeito aos servidores públicos, porém esclareceu que o Governo já sinalizou sua intenção de não conceder reajuste a qualquer carreira federal, afirmando que a medida faz parte de um conjunto de ações que serão tomadas para que a crise financeira mundial seja evitada ou minimizada no Brasil.
Contudo, o Deputado explicou que a atividade parlamentar desenvolvida pelas entidades pode ser um caminho para que o orçamento de 2012 contemple ao menos as perdas inflacionárias das carreiras.
“Não fechei as portas no orçamento, já havia previsto um espaço para manobras. Dito isto, vocês precisam trabalhar com todos os partidos e com os líderes de bancada e de governo, não só na Câmara, mas também no Senado pela aprovação de emendas que atendam aos pleitos”, afirmou o parlamentar.
Para finalizar o encontro, Chinaglia afirmou: “As portas do meu gabinete estão abertas, vocês vão ter interlocução. Porém não posso afirmar que vão ter vitórias”.
Amanhã representantes dos Delegados de Policia Civil, Delegados e Policiais do Distrito Federal, Advogados Publicos da União, Auditores Federais de Controle Interno da CGU e Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e do Trabalho farão uma Mobilização pelo Serviço Público de Qualidade e contra a corrupção.
Ainda como parte do ato público, já foi encaminhado ofício solicitando reunião com a Ministra do MPOG, Míriam Belchior. As entidades pretendem entregar uma carta para a Ministra elencando todas as necessidades das carreiras. Um documento semelhante também será entregue aos parlamentares.
São esperadas cerca de 2 mil pessoas para a Mobilização. A UNAFE conta com a participação de seu associado.