A UNAFE vai protocolar no Ministério do Planejamento até segunda-feira, 23, a pauta de reivindicações a ser adotada neste ano, com as demais entidades representativas da Advocacia Pública. A entrega da pauta dá continuidade a mobilização que vem sendo realizada em prol da defesa dos pleitos dos membros da AGU.
A UNAFE divulgou no início do ano, o cronograma de mobilizações a ser adotado pela entidade, atendendo ao anseio dos Advogados Públicos Federais no sentido de cobrar mudanças à precária condição de trabalho e defasagem remuneratória pelas quais passam os membros da AGU.
A pauta de reivindicações entregue ao Ministério do Planejamento é resultado das deliberações ocorridas nas assembleias locais e virtual propostas pela UNAFE. Foi disponibilizada aos Advogados Públicos Federais enquete cujo resultado foi divulgado nesta semana. A consulta pública abordou questões relativas aos principais pontos a serem negociados como Governo neste ano, assim como a decretação de greve dos membros da AGU.
Em caso de não sinalização de acordo por parte do Governo, mais de 70% dos participantes da enquete responderam ser favoráveis à decretação da greve. Foi posta em consulta, ainda, no caso de não existência de quorum para a greve, medidas alternativas a serem adotadas em defesa dos pleitos dos membros das carreiras da AGU, as quais constam do resultado publicado.
No dia 29 de abril será realizada assembleia em que será deliberada a decretação de greve, no caso de ausência de sinalização de acordo por parte do Governo.
A UNAFE intensificará a luta pela defesa dos Advogados Públicos Federais.