O Diretor-Geral da UNAFE esteve reunido, nesta terça-feira (10/05), na sede da UNAFE, em Brasília, com o presidente da Associação dos Servidores da AGU (ASAGU), Paulo de Tarso, e o vice-presidente, Danton Freitas, para estabelecer atuação conjuntar a fim de sanar os principais problemas enfrentados pelos servidores da AGU. O assessor jurídico da UNAFE, Maurício Verdejo, também participou da reunião.
Um dos pontos tratados no encontro foi a demora de aprovação do Projeto de Lei que cria o plano de carreira para os servidores administrativos. De acordo como vice-presidente da ASAGU, nesta gestão a associação vai atuar em outras frentes para agilizar aprovação do PL: uma delas é no Congresso Nacional, estabelecendo contato direto com parlamentares. O Diretor-Geral da UNAFE classificou com importante a atuação da ASAGU e se colocou à disposição para agir conjuntamente na Casa.
No encontro, o Diretor-Geral da UNAFE informou que no termo de compromisso firmado entre as entidades que participam da Campanha Salarial Conjunta (veja aqui) a associação apóia oficialmente a estruturação da carreira de apoio da AGU junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG. Luis Carlos Palacios afirmou que vai buscar que a ASAGU seja ouvida pelo Planejamento, para que se estabeleça mesa de negociação.
De acordo com o Presidente da ASAGU, Paulo de Tarso Souza, “uma das metas da atual gestão da ASAGU é exatamente estabelecer parceria com entidades representativas das Carreiras Jurídicas. Nesse sentido, a ASAGU enaltece a disposição da UNAFE para discussões sobre demandas comuns, reafirmando que o Plano de Carreira dos Servidores da AGU será um importante passo no processo de aperfeiçoamento da estrutura administrativa da AGU e consequentemente, na estrutura de apoio às Carreiras Jurídicas”.
Esta é a terceira reunião das entidades. A primeira aconteceu em março, quando foi feito o primeiro contato da ASAGU com a UNAFE, em busca de apoio para a falta de carreira específica para os servidores. No segundo encontro, as entidades já iniciaram as reuniões de trabalho para busca de solução para as demandas dos servidores.