Participação de associado ou não associado será fundamental para qualificar a pesquisa
A empresa EM Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda foi a escolhida para estimar o tempo médio necessário para ocorrência das promoções entre as categorias (Segunda, Primeira e Especial), desde o ingresso na respectiva carreira até a aposentadoria na AGU. O levantamento abrangerá as carreiras de Advogado da União, Procurador Federal e da Fazenda Nacional.
O Diretor da 2ª Região Dianny Barbosa, colheu grande parte dos dados referentes às promoções nas carreiras de Advogado da União, Procurador Federal e da Fazenda Nacional, uma vez que, embora oficiada, a AGU não respondeu adequadamente ao pedido da UNAFE.
Porém, para completar os dados e deixar a pesquisa mais efetiva, a empresa contratada solicita o levantamento de informações para uma amostra de aproximadamente 150 membros das carreiras. Este levantamento vai conter questões específicas que precisam ser respondidas pelo maior número possível de pessoas.
“A contratação do estudo estatístico pela Associação quanto ao ritmo das promoções nas carreiras da AGU, visa certificar, mediante dados técnicos, a percepção da maioria dos Advogados Públicos Federais, especialmente entre os Procuradores Federais, de que a situação atual é insustentável, eis que as vagas de acesso à primeira categoria e à categoria especial são diminutas, podendo-se dizer, sem dúvidas, de que há um verdadeiro engessamento das promoções”, afirma o Diretor da 2ª Região da UNAFE, Dianny Silveira.
O Diretor ainda destaca a importância do mapeamento: “Com o estudo finalizado, a UNAFE estará melhor municiada para buscar mudanças nos critérios de promoção junto à AGU e, em caso de insucesso, para propor ações judiciais, com o fim de garantir, efetivamente, o direito à promoção aos membros da AGU”.
O Diretor-Geral da UNAFE afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, no dia 21 de Julho deste ano, que as carreiras da Advocacia Pública Federal são engessadas, desestimulando o ingresso e a permanência nos melhores quadros.
“Hoje há dificuldade de promoção e desenvolvimento o que torna o ingresso menos interessante e incentiva o abandono de um novo posto. Advogados e procuradores da AGU têm de esperar que outros se aposentem para serem promovidos. A proposta hoje em discussão sugere progressão automática, independentemente do número de vagas” afirmou Palacios.
O Diretor-Geral ressalta a importância do levantamento, bem como o fato de que quanto mais dados forem obtidos na pesquisa, mais coerente será a estimativa e maior será a credibilidade dos resultados: “O levantamento matemático a ser realizado poderá ajudar a AGU a resolver o engessamento das carreiras ou caso a Instituição se omita, submeter a questão ao judiciário.Por isso, convidamos a todos, associados ou não a participar”.
COMO PARTICIPAR
Para participar basta enviar e-mail para atendimento@unafe.org.br com assunto: PROMOÇÃO A coleta de dados será feita até o dia 30 de outubro deste ano.
Preencher no campo do e-mail as seguintes informações:
1 – Carreira:
2 – Ingresso no Concurso
2.1 – Data:
2.2 – Idade:
3 – 1ª Promoção
3.1 – Data:
3.2 – Critério:
4 – Demais Promoções (Se houver)
4.1 – Data:
4.2 – Critério:
5 – Data de Aposentadoria (Se houver)