A UNAFE é parceira do IV Curso de Defesa da Probidade promovido pelo Departamento de Probidade e Patrimônio da Advocacia-Geral da União. O curso será realizado na Escola da AGU- EAGU, em Brasília, entre os dias 17 e 18 deste mês.
De acordo com o Diretor do Departamento, André Luiz Mendonça, o curso contará com a presença de aproximadamente 150 pessoas, em sua grande maioria Advogados da União e Procuradores Federais. “Foram disponibilizadas 50 vagas para a PGU e 50 vagas para a PGF. Também participarão membros da Controladoria-Geral da União, do Departamento de Polícia Federal e da PGFN, entre outros órgãos”, afirma.
O curso faz parte das atividades desempenhadas pelo grupo permanente de atuação proativa na recuperação judicial de valores desviados de instituições públicas em esquemas de corrupção, instituído pela AGU em 2009. André Luiz Mendonça é Diretor do Grupo que no ano passado foi vencedor da 8ª edição do Prêmio Inovare, com reconhecimento da International Bar Association, pelo trabalho no combate à corrupção e recuperação de verba pública mal versada.
De acordo com André Mendonça, esta será a quarta edição do curso que terá a finalidade de preparar e planejar a atuação da AGU no combate à corrupção e à preparação de ativos, em especial através dos membros do Grupo Permanente de Atuação Proativa.
“No curso são debatidos temas relavantes para consolidação da AGU como instituição essencial à defesa do Estado Democrático de Direito e ao combate à impunidade nos casos de corrupção. Na oportunidade, também será assinado acordo de cooperação entre a Escola da AGU e a Universidade de Salamanca, visando a capacitação dos colegas da AGU que atuam na área do combate à corrupção e recuperação de ativos”, afirma André Luiz Mendonça.
De acordo com o Diretor do Departamento da AGU, o curso contará com a participação de palestrantes vindos do exterior, com experiência no combate à corrupção, o que contribuirá para a formação dos Advogados Públicos brasileiros que participarem do evento.
O curso terá como conferencista o Doutor Nicolás Rodriguez Garcia, Diretor do Doutorado em Estado de Direito e Boa Governança da Universidade de Salamanca, que tem como uma das áreas de Mestrado o tema “Estado de Direito e Combate à Corrupção”.