O dia 22 de maio foi o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU, para comemorar a Biodiversidade. O objetivo de tal escolha é possibilitar o aumento da conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, bem como para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.
A UNAFE ciente da importância da biodiversidade, bem como da necessidade de realização de ações para sua preservação, passará a apoiar e divulgar a campanha “Saco é um saco” lançada pela parceria interministerial do Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.
Com o slogan “Saco é um saco. Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”, a campanha tem aspecto informativo, tendo como objetivos principais promover o consumo consciente de sacolas plásticas, incentivar o descarte correto das mesmas e estimular a adoção de alternativas mais sustentáveis para o transporte de compras e acondicionamento de lixo.
Além disso, o movimento tem o intuito também de mostrar aos consumidores que com pequenas atitudes como recusar uma sacola plástica na hora de comprar um item, utilizar uma sacola retornável para as compras no supermercado ou exigir do varejista uma sacola mais resistente, ele pode estar contribuindo para a preservação do meio ambiente e construção de uma sociedade sustentável.
Dados da Associação Brasileira de Supermercados- Abras revelam que apenas no Brasil são consumidas anualmente 12 bilhões de sacolas plásticas. Cada brasileiro utiliza cerca de 66 unidades por mês. Além de não serem biodegradáveis, as sacolas plásticas obstruem a passagem da água, o que promove o acúmulo de detritos e impede a decomposição de outros materiais.
“A Coordenação de Responsabilidade Socioambiental é um importante canal da UNAFE para buscar a conscientização social mostrar à sociedade o engajamento da UNAFE com o tema. Nosso objetivo é estimular o engajamento de todos os Advogados Públicos Federais em atividades sustentáveis que visem a preservação do Meio Ambiente”, afirma a Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental, Larissa Keil Marinelli, convocando todos a aderir ao programa “Saco é um Saco”.