Para tratar dos temas de interesse da Advocacia Pública Federal, o Diretor-Geral, Roberto Mota, a Diretora de Comunicação, Alessandra Minadakis e a diretora da 2ª Região Judiciária, Jane Midões se reuniram com o Procurador-Geral Federal, Renato Rodrigues Vieira e com o chefe de gabinete da PGF, Igor Lins Rocha, em março de 2015.
LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA MATÉRIA PUBLICADA SOBRE A REUNIÃO:
UNAFE se reúne com Procurador-Geral Federal em Brasília
Reunião foi marcada para apresentação e debate de temas prioritários para a carreira de Procurador Federal.
Na tarde da última quinta-feira, 26, os representantes da UNAFE, o Diretor-Geral, Roberto Mota, a Diretora de Comunicação, Alessandra Minadakis e a diretora da 2ª Região Judiciária, Jane Midões, foram recebidos pelo Procurador-Geral Federal, Renato Rodrigues Vieira e pelo chefe de gabinete da PGF, Igor Lins Rocha.
Para abrir a reunião, os representantes da UNAFE apresentaram a estratégia da entidade para visitação das unidades da PGF em todo o País. Segundo apresentado, a UNAFE está elaborando diagnósticos sobre as condições de trabalho dos Procuradores Federais em cada localidade.
O Procurador-Geral Federal solicitou que a UNAFE encaminhasse periodicamente os levantamentos feitos nas unidades para o Órgão. Segundo Renato Vieira, é imperioso à PGF que soluções de possíveis problemas sejam buscadas e implementadas com brevidade. Ainda sobre a questão do prédio da PRF3, o Procurador-Geral Federal afirmou que a previsão de finalização é para julho deste ano.
NOMEAÇÃO
Ao ser questionado sobre a nomeação dos aprovados no último concurso, o próprio Procurador-Geral Federal ressaltou a carência de profissionais na carreira, que atualmente conta com 490 cargos vagos. O PGF destacou que já emitiu nota favorável à nomeação dos 371 aprovados, porém informou que não há definição do Ministério do Planejamento para essa nomeação. Tão logo cair a liminar, será feita uma nomeação para as vacâncias não onerosa, ou seja, as derivadas de falecimento que não resulte em pensão, posse em cargo não acumulável e demissão.
CARREIRA DE APOIO
Renato Vieira informou que estão em curso reuniões com a nova equipe do Ministério do Planejamento para tratar da questão do quadro de apoio da AGU. Segundo o PGF, o que causou entraves com a equipe anterior foi a resistência em aproveitar servidores cedidos. Para o Planejamento, não há possibilidade de transposição de servidores de uma carreira estruturada para outra.
PGF 2015
Ainda durante a reunião, o PGF informou que nos próximos dias será divulgado o plano de ação do Órgão para este ano, e o Planejamento Estratégico para os próximos 4 anos. Segundo o chefe da Procuradoria-Geral Federal, há a intenção de elaborar um estudo jurídico de ampliação do contrato de terceirização, para incluir, por exemplo, apoio que não implique em atividades finalísticas.
LISTAS TRÍPLICES NAS UNIDADES REGIONAIS DA AGU
A UNAFE também comunicou ao PGF que irá deflagrar o processo de democratização dos acessos as coordenações nas unidades da AGU nos estados, na linha da Lista Tríplice para a AGU, possibilitando a participação de todos, associados e não associados, conforme estabelecido na campanha da atual diretoria.