Em outubro de 2015, Diretores da UNAFE e Advogados Públicos Federais encamparam grande mobilização por condições dignas de trabalho e pela valorização da carreira.
LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA MATÉRIA SOBRE O PROTESTO:
NOVA AGU: Em protesto, Advogados Públicos Federais exigem a valorização da Instituição e seus membros
Durante o ato em Brasília que contou com a presença de representantes de diversos pontos do País, parlamentar e imprensa nacional, os presentes levantaram faixas e panfletos exigindo que o Governo Federal conferisse o tratamento previsto à Instituição na Constituição Federal.
Na tarde desta quarta-feira, 07, Diretores da UNAFE e Advogados Públicos Federais encamparam grande mobilização por condições dignas de trabalho e pela valorização da carreira. A manifestação foi iniciada em frente ao prédio da AGU, em Brasília, e seguiu para o Palácio do Planalto.
No início da manhã, o grupo de manifestantes convidava os colegas que ainda estavam no interior do prédio da AGU a descer e encampar o ato público. Com faixas e cartazes, os Advogados Públicos Federais pediam o fim dos cargos em comissão e o fortalecimento da Instituição.
O Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, deu início ao ato afirmando que o movimento comprova que a insatisfação com a crise na AGU atinge a todos os membros da Instituição, que estão fortemente mobilizados, inclusive entregando os cargos em DAS, como forma de pressionar e contribuir para o pacote de ajuste fiscal.
“Estamos mais uma vez demonstrando nossa completa indignação. Nossa luta é por valorização. Somos uma carreira de Estado e não de Governo como o Advogado-Geral da União tem feito desde que entrou na AGU”, afirmou o dirigente da UNAFE, convocando os colegas a intensificarem a luta também nos meios virtuais.
Enfrentando o sol de mais de 30º, os manifestantes seguiram até o Palácio do Planalto, quando discursaram duramente contra o uso político da AGU. A Delegada da UNAFE em Brasília, Thirzzia Guimarães, afirmou que a Instituição é feita pelos seus membros, que lutam pelo fortalecimento do Estado Brasileiro.
“Atenção presidente Dilma, salve a AGU. Somos profissionais de carreira e rejeitamos o uso político da Instituição. A AGU não é lugar para cargos de comissão, os ocupantes dos cargos em DAS não carregam a AGU sozinhos, a AGU somos todos nós”, afirmou a Delgada da UNAFE em Brasília.
O Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ) compareceu ao protesto e afirmou que a mobilização dos Advogados Públicos Federais fez com que muitos parlamentares reconhecessem a importância da Instituição para a soberania do País.
“A luta pela valorização da carreira não acaba hoje. O crescente movimento de vocês é uma verdadeira demonstração de grandeza. Valorizar o Estado vocês já fazem, agora vocês é quem precisam ser valorizados. A luta da Advocacia Pública não é corporativista e sim de fortalecimento do nosso Brasil”, afirmou o parlamentar.
A associada da UNAFE, Alessandra Gomes, destacou que a valorização da Advocacia Pública Federal vai além da aprovação da PEC 443/09. Segundo ela, a luta é para consolidar a AGU como Função Essencial à Justiça, como previsto pela Constituição Federal.
Em discurso combativo, o Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, criticou o não acolhimento da lista tríplice conduzida democraticamente pelas entidades da Advocacia Pública Federal e afirmou que o movimento será recrudescido.
“Somos advogados, lutamos pelo estado democrático de direito e exigimos democracia dentro da Instituição. O Adams não é a AGU, a Advocacia-Geral da União é feita pelos seus membros que lutam diariamente pela defesa do Estado, não aceitaremos ingerência políticas, por isso defendemos a saída do AGU”, afirmou Marcelino Rodrigues.
Os Advogados Públicos Federais mobilizados em frente ao Palácio do Planalto proferiram duros discursos e bradaram gritos de guerra como: “A AGU é do Brasil”, “Fora Adams”, “Nova AGU”. Além disso, soltaram balões pretos como protesto pelo atual quadro desfavorável vivenciado pelas carreiras na Instituição. O ato teve ampla cobertura da imprensa.