Em agosto de 2015, representantes da UNAFE e demais Advogados Públicos Federais protocolaram na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, petição pública com mais de 3.500 assinaturas de membros da Instituição exigindo que os dirigentes máximos da AGU apresentassem seus pedidos de exoneração.
LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA MATÉRIA PUBLICADA:
Fora Adams: Advogados Públicos Federais realizam Ato Público e protocolam pedido de exoneração da cúpula da AGU
Durante o grande Ato Público, os mais de 300 Advogados Públicos Federais exigiram a saída dos dirigentes máximos da instituição.
Na manhã desta quarta-feira, 12, em defesa da carreira e da Instituição, representantes da UNAFE e demais Advogados Públicos Federais protocolaram na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, petição pública com mais de 3.500 assinaturas de membros da Instituição, a qual exige que os dirigentes máximos da AGU apresentem seus pedidos de exoneração.
Ao início da manifestação, os Dirigentes da UNAFE elogiaram o alto nível de engajamento dos Advogados Públicos Federais e conclamaram todos os membros a continuarem com espírito aguerrido na luta pela valorização da carreira.
“Hoje é um dia histórico na Advocacia-Geral da União. A gente exige a exoneração de toda a cúpula da AGU, inclusive do Advogado-Geral da União. Vamos continuar mobilizados. A aprovação da PEC 443/09 foi apenas o primeiro passo de uma longa caminhada pela nova AGU”, afirmou Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, em discurso combativo.
O Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Diogo Tristão, destacou que a carreira acordou e demonstra amadurecimento com o aumento de engajamento nas mobilizações. “Conseguimos aprovar a PEC 443/09 graças a nossa intensa mobilização. Agora, temos que intensificar a campanha de entrega de cargos para forçar negociação do Governo e continuar mostrando nossa força e grandeza”.
PRESSÃO NA CÚPULA DA AGU
Após o grande ato público, os Advogados Públicos Federais mobilizados seguiram para a sala do Conselho Superior da AGU. Porém, os Dirigentes da Instituição não compareceram para estabelecer o diálogo. Tal situação causou indignação dos Advogados Públicos Federais, que realizaram duros discursos exigindo dos chefes das carreiras providências urgentes.
A Delegada da UNAFE em Brasília, Thirzzia Guimarães, criticou o comportamento da cúpula da AGU: “somos membros da Casa, estamos aqui para sermos ouvidos. Só temos a lamentar pela falta de comunicação e tratamento inadequado que temos recebido”.
O Diretor-Geral da UNAFE, Roberto Mota parabenizou o intenso engajamento dos Advogados Públicos Federais na mobilização e afirmou que a carreira irá intensificar ainda mais os protestos até que a crise instalada na AGU seja solucionada.
“Estamos sendo parâmetro para outras carreiras. Vamos intensificar nossa mobilização, somente com pressão vamos conseguir o respeito à Advocacia Pública Federal e seus membros. O movimento de arrastão, para que o maior número possível de colegas entregue seus cargos, também precisa ser intensificado em todo o País. Rumo à Nova AGU!”, afirmou o Diretor-Geral da UNAFE.
ARRASTÃO NAS UNIDADES
Em seguida, os Advogados Públicos Federais mobilizados separaram-se em grupos para visitar unidades da AGU em Brasília e convidar outros membros a aderir ao movimento. Procuradorias Federais em autarquias e fundações, além de consultorias jurídicas nos Ministérios estão sendo visitadas no período da tarde.