Ato Público foi realizado em parceria com representantes das demais carreiras de estado nos dois aeroportos do Rio de Janeiro durante todo o dia de ontem.
Durante o dia de ontem, 20, representantes das entidades mobilizadas por um Serviço Público de Qualidade e combate à corrupção, realizaram a IV Mobilização Conjunta nos aeroportos do Rio de Janeiro. Para representar a UNAFE no movimento, compareceram o Diretor da 2ª Região, Dianny Silveira Gomes Barbosa, a Delegada e o Suplente do Rio de Janeiro, Jane Midões e Diogo Tristão, além dos associados Paulo Penido e Istvan Laki.
Durante a manhã foi realizada uma panfletagem nos saguões de embarque e desembarque do aeroporto Santos Dumont. Na ocasião, os representantes entregaram panfletos com as principais reivindicações das categorias e explicaram para as pessoas a importância de suas carreiras para a prevenção e combate à corrupção, além de sua importância para o crescimento do Brasil.
De acordo com a Delegada da UNAFE no Rio de Janeiro, Jane Midões, que acompanhou todo o planejamento da IV Mobilização, está na hora das pessoas saberem a importância das carreiras para o crescimento do país.
“Este é mais um Ato Público de esclarecimento para que a sociedade tenha ciência da importância das nossas reivindicações e ainda, que o fortalecimento do das carreiras de estado significa o fortalecimento do próprio Estado”, afirmou a Delegada.
Ainda durante a manhã o Delegado Suplente da UNAFE no estado, Diogo Tristão, concedeu entrevista ao Jornal Povo do Rio. Durante a entrevista Tristão explicou as principais carências enfrentadas pela Advocacia Pública no Brasil.
No período da tarde, os manifestantes seguiram para o aeroporto internacional do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Jobim (Galeão). Na ocasião foi realizada uma operação padrão pela Polícia Federal nos portões de embarque internacional. Durante a operação, os representantes aproveitaram para entregar panfletos para as pessoas que aguardavam na fila.
Ao longo deste ano as entidades tentaram por diversas vezes negociação por melhores condições de trabalho junto ao Governo Federal. Sem resposta, criaram o movimento conjunto a fim de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de investimentos nas carreiras de estado.
Esta foi a IV Mobilização promovida pelas entidades representativas das carreiras que atuam na arrecadação de impostos, no combate à sonegação, ao tráfico de drogas e ao trabalho escravo, na defesa do patrimônio público, na fiscalização e no controle interno, na segurança ao cidadão e na luta contra a corrupção.
No dia 28 de Julho o Movimento organizou o “Dia Nacional Pelo Serviço Público de Qualidade”, com mobilização e panfletagem nos principais aeroportos do país. O movimento ganhou ampla repercussão na mídia Nacional.
Em 26 de outubro, a mobilização foi na Esplanada dos Ministérios, com a “Marcha Por um Serviço Público de Qualidade”. Na ocasião, cerca de 500 pessoas se mobilizaram. Os representantes das entidades protocolaram cartas com as principais reivindicações das carreiras no Ministério do Planejamento e Congresso Nacional. Já no dia 07 de Dezembro, as entidades promoveram um Seminário em que especialistas apresentaram dados reais que justificam o investimento nessas carreiras, inclusive como forma de prevenir e combater a corrupção.