A Diretora da 5ª Região, Suzana Times e o Delegado da UNAFE, em Pernambuco, Ricardo Cavalcante Barroso participaram de reunião com o candidato a Deputado Federal, Tadeu Alencar (PSB), para tratar dos pleitos da Advocacia Pública Federal.
Na reunião, os representantes da UNAFE explicaram o teor da PEC 82/07, que concede autonomia para a Advocacia Pública nos três níveis da federação e pediram o apoio do candidato na aprovação final da Reforma do CPC com a manutenção do dispositivo que assegura aos Advogados Públicos os honorários advocatícios.
O Delegado da UNAFE, em Pernambuco, Ricardo Cavalcante Barroso ressaltou a falta de isonomia que a Advocacia Pública Federal sofre em relação às demais funções essenciais à justiça e explicou que a concessão dos honorários advocatícios aos membros da AGU seria uma forma de meritocracia.
Em seguida, a Diretora da 5ª Região e o Delegado da UNAFE, em Pernambuco destacaram a necessidade de aprovação de emenda ao PLC 06 /2014 e da inclusão dos Advogados Públicos na PEC 63/13, além da urgente demanda de criação de carreira de apoio para Advogados Públicos Federais.
Os representes da UNAFE também pediram o apoio parlamentar em diversas propostas de interesse da Advocacia Pública como: PEC 443-A; Projeto de Lei 2279/2011; PLP 205/12; PSV 18; ADIn 4297; PL 2432/11 e PL 2650/11.
O candidato a Deputado Federal, Tadeu Alencar (PSB), que é Procurador da Fazenda Nacional demonstrou conhecimento acerca das dificuldades enfrentadas pelos membros da AGU e concordou com a necessidade urgente de fortalecer a Advocacia Pública Federal.
Ao final da reunião, o candidato declarou apoio aos pleitos da Advocacia Pública Federal, caso seja eleito à Deputado na Câmara Federal.