Após grande mobilização em frente ao Prédio da AGU, os membros da Instituição foram recebidos pelo AGU Substituto.
Após grande Ato Público realizado nesta quarta-feira, 20, contra as más condições de trabalho, falta de investimentos e valorização da Advocacia Pública Federal, os membros mobilizados seguiram para a sala do Conselho Superior da AGU.
Os manifestantes foram recebidos pelo Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Luiz Albuquerque Faria, que reconheceu a legitimidade da manifestação e se dispôs a dialogar com os Advogados Públicos Federais presentes.
Com a sala lotada, os Advogados Públicos Federais exigiram dos chefes das carreiras da Instituição providências urgentes para os problemas de infraestrutura, sobrecarga de trabalho e defasagem remuneratória.
“Essa manifestação é plenamente legítima. O sucesso que temos tido é graças ao trabalho de todos. Desde o ano passado, temos falado com Ministério do Planejamento e demais órgãos, mas reconheço que precisamos nos esforçar ainda mais”, afirmou o Advogado-Geral da União Substituto.
O Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, iniciou a sua explanação na mesa de debates, cobrando do AGU Substituto um posicionamento concreto em relação à PEC 443/09, que prevê igualdade entre as carreiras jurídicas brasileira.
O Dirigente da entidade ressaltou que encontrou nos corredores do parlamento o Defensor Público Geral da União trabalhando em prol das propostas que favorecem àquela carreira, e afirmou que os membros da AGU esperam da chefia da Instituição o mesmo apoio pelas causas em favor dos membros.
Após pressão de todos os presentes, o Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Luiz Albuquerque Faria, afirmou que os chefes da Instituição apóiam as PEC’s 443/09 e 82/07.
A Diretora de Comunicação da UNAFE, Alessandra Minadakis, destacou o intenso engajamento dos Advogados Públicos Federais na mobilização e afirmou que a carreira irá intensificar ainda mais os protestos até que a crise instalada na AGU seja solucionada. “Exigimos condições dignas de trabalho e valorização”.
Alessandra Minadakis ainda ponderou o cenário de descrença dos membros da Instituição com relação à cúpula da AGU. “Os Advogados Públicos Federais não confiam mais na administração da Instituição”, ponderou a Diretora de Comunicação da UNAFE.
A Delegada da UNAFE em Brasília, Thirzzia Guimarães, destacou que a mobilização dos membros é permanente e que tem ganhado novas adesões em amplos sentidos.
“Os Advogados Públicos Federais não vão mais aceitar viajar em porão de barcos para audiências, usar o próprio carro e telefone para desempenhar suas funções. Não vamos exercer as tarefas administrativas de caráter burocrático que não sejam nossa atribuição estritamente legal, enquanto não tivermos pelo menos a sinalização concreta de apoio aos nossos pleitos. Fomos abandonados pela nossa Instituição.
Não estamos brigando por questão meramente remuneratória e sim por dignidade e valorização”, ponderou a Delegada da UNAFE.
ENTREGA DE CARGOS
Em seguida, os Advogados Públicos Federais mobilizados convidaram o Advogado-Geral da União Substituto para aderir à campanha de Entrega de Cargos e colocar seu posto de comando à disposição. Em resposta, Fernando Luiz Albuquerque Faria disse que tem a responsabilidade com a confiança que o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams depositou em sua pessoa.
Ao final da reunião, o AGU Substituto assumiu o compromisso de repassar todas as solicitações e demandas ao Advogado-Geral da União. “Vou conversar com o AGU e tentar pelo menos um contato com a Casa Civil para comunicar sobre tudo que foi falado aqui”, finalizou.
Também participaram da reunião, o Procurador-Geral da União, Paulo Henrique Kuhn, o Procurador-Geral Federal,
Renato Rodrigues Vieira, e outros representantes da cúpula da Instituição.