“Direito à Educação Indígena – Vozes da Amazônia” – este é o título da obra lançada pelo procurador federal associado à ANAFE Igor Barros Santos. A obra, publicada pela editora Juruá, já está disponível para os interessados nas versões impressa e digital.
O livro tem como objetivo analisar o instituto da Educação Indígena, bem como todo o seu panorama normativo, e compreender sua contribuição para o processo de formação de lideranças indígenas. Para tanto, além do estudo teórico e conceitual acerca da educação, foi apresentado o contexto normativo e evolução histórica da educação indígena que vai do Brasil Colônia até os dias atuais.
“De modo complementar, a obra ainda apresenta uma pesquisa narrativa, realizada por meio de entrevistas com lideranças indígenas do Norte Amazônico, onde elas apresentam suas histórias de vida, suas percepções sobre as modalidades educacionais e as contribuições para a formação da liderança. O Escrito inova por construir conhecimento “sobre”, “para” e “com” os povos indígenas do Brasil. Espera-se contribuir com o estudo da temática nas diversas áreas do conhecimento para além da Pedagogia e do Direito”, destaca a sinopse da obra.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O LIVRO.
SOBRE O AUTOR
IGOR BARROS SANTOS é doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Mestre pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pelo Centro de Estudos Jurídicos de Salvador. Especialista em Direito Tributário e Ambiental pela Universidade Candido Mendes. Procurador Federal (AGU) com atuação na Fundação Nacional do Índio. Procurador-Chefe Substituto na PFE-FUNAI. Professor de Direito Constitucional (Estácio de Sá Amapá – FAMAP).