Aldemario Castro leu cerca de 30 livros para produzir a obra, que traz histórias, curiosidades e polêmicas envolvendo as indústrias farmacêutica, alimentícia, agropecuária e de pesca.
Você sabia que nove das 10 maiores indústrias farmacêuticas do mundo gastam mais em publicidade do que em pesquisas científicas para verificação dos malefícios que os remédios podem causar a médio e longo prazos? Mais de 70% dos antibióticos fabricados no mundo são usados na pecuária? Sabia ainda que boa parte dos alimentos processados são produzidos a partir de insumos de grandes petroquímicas e fábricas de conservantes, corantes e uma enorme quantidades de aditivos?
Essas e outras curiosidades, histórias e questões polêmicas estão na obra “Saúde e Bem-Estar”, do procurador da Fazenda Nacional associado à ANAFE Aldemario Castro, que será lançada no dia 1º de junho, no restaurante Supren Verda, em Brasília (DF).
Apesar de não ser médico, nem atuar nessa área, o livro conta como ele teve que mudar seus hábitos após chegar aos 114 quilos e se ver envolvido com vários problemas de saúde, como dores nas costas, pré-hipertensão e obesidade. Um dia, jantando em um restaurante, passou um aperto – não conseguia movimentar o tronco e caminhar direito.
Após um check up, o médico passou uma lista de remédios sem questionar os hábitos alimentares ou realização de atividades físicas. Decidiu então, naquele momento, pesquisar sobre as medicações e apostar na mudança do estilo de vida. Em cinco anos, emagreceu cerca de 24 quilos, com a modificações de hábitos alimentares e atividade física regular.
Para escrever o livro, além de sua experiência pessoal, Aldemario consultou obras reconhecidas na área dos cuidados com a saúde, como “Tarja Preta” da jornalista brasileira Marcia Kedouk, “Comer para não morrer” do médico americano Michael Greger e do escritor americano Gene Stone, “Cirurgia verde” do médico Alberto Peribanez, “Manual da Saúde Definitiva” do médico Ícaro Alves e “Pare de Comer M**”, do professor de Direito de Alimentos Daniel Bianchi da Universidade de Sorbonne, em Paris.
Em suas anotações, o procurador concluiu, assim como muitos especialistas, que saúde e bem-estar duradouros são adquiridos com hábitos e alimentação saudáveis, equilíbrio social, emocional, espiritual, e atividade física. Não são dietas, nem práticas passageiras. São comportamentos positivos ou construtivos a serem realizados diariamente durante toda a vida.
Com uma linguagem acessível e didática, a obra traz as reflexões e considerações do autor sobre o consumo de diversos tipos de comidas e bebidas, como ovo, coco, kefir, kombucha, frutas, verduras, legumes, fibras, alimentos antioxidantes, óleos vegetais, farinhas, embutidos, adoçantes, superalimentos, entre outros.
Aldemario lista ainda no livro alguns especialistas e influenciadores dessa área na Internet e YouTube, que considera confiáveis e trazem conteúdos respaldados em estudos científicos.
Livro online – Como a intenção do autor é disseminar as informações organizadas na obra para que o maior número de pessoas busque uma vida mais saudável, ele disponibilizou o livro em formato eletrônico (arquivo PDF). Baixe agora o seu no endereço http://www.aldemario.adv.br/saudebemestar.htm.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Saúde e Bem-estar. Minhas anotações”
Autor: Aldemario Araujo Castro
Editora Literando
Data: 1º de junho (quarta-feira)
Horário: 18h às 20h
Local: Restaurante Supren Verda – SCLN 203 Bloco D S/n – Asa Norte, Brasília (DF)